Escritório regional da ABCZ reabre em Teresina após 20 anos fechado

O espaço, situado na Avenida João XXIII, número 1517, vai facilitar o acesso dos pequenos e grandes pecuaristas ao melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) reabriu nesta quinta-feira (9), em Teresina, o Escritório Técnico Regional (ETR) do Piauí. A solenidade contou com a presença de associados e técnicos da entidade. O espaço, situado na Avenida João XXIII, número 1517, vai facilitar o acesso dos pequenos e grandes pecuaristas ao melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, destacou que a reabertura foi motivada pelo expressivo crescimento do Piauí na pecuária. O momento foi de comemoração dos produtores que solicitavam a volta de unidade física local há pelo menos 20 anos.

Reabertura do escritório regional da ABCZ (Foto: Raissa Morais)

“Foi uma promessa minha aos sócios do Piauí e hoje eu estou concluindo. O estado do Piauí aumentou o número de associados da ABCZ e hoje o Brasil é o maior exportador de carne do mundo em função do trabalho de melhoramento genético da raça zebuína”, falou.

Fachada do escritório regional da ABCZ (Foto: Raissa Morais)

Em todo o Brasil, existem mais de 200 milhões de cabeças de gado espalhadas em todos os estados e praticamente 90% desse total é composto por raças zebuínas ou fruto do cruzamento com elas. O Piauí, de acordo com Rivaldo Machado, está entre os principais estados responsáveis pelo crescimento e consolidação da raça.

Rivaldo Machado, presidente da ABCZ (Foto: Raissa Morais)

“O escritório vai possibilitar aos produtores, principalmente aos médios e pequenos, o acesso a essa tecnologia e o bom relacionamento com a área técnica da ABCZ. Vai ser um um um ponto de apoio para os nossos associados aqui no estado do Piauí”, falou.

O técnico destacado para o escuro da ABCZ no Piauí é Davi Donizetti, experimente na área agropecuária e no melhoramento genético zebuíno de corte e leite.

Cerca de 2 milhões de cabeças de gado, com 200 criadores de animais de pura origem garantem o desenvolvimento da atividade pecuária no Piauí. André Nogueira, presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (ABCZ), ressaltou que o escritório vai facilitar o crescimento no número de animais.

“Era um rebanho improdutivo, gerava pouca renda ao trabalhador que tinha que buscar outra área para completar a renda. Agora, já estamos conseguindo e vamos caminhar para um crescimento significativo”, falou.

André Nogueira, presidente da APCZ (Foto: Raissa Morais)

Igor Nogueira Matos, proprietário da Fazenda Conquista, situada em Curralinhos, no Piauí, disse que o escritório situado em Teresina vai facilitar o acompanhamento do seu rebanho. "Nós estávamos depedendo de outros estados, como Maranhão e Ceará. Sentimos que estamos crescendo e precisamos de uma entidade ao nosso lado", contou.

Com a nova regional na capital piauiense, serão 25 escritórios da ABCZ. O número inclui ainda a sede da entidade, em Uberaba (MG), e da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), em Brasília (DF).

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) atua ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor para assegurar a evolução da pecuária nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES