Especialista sobre banho em rio:'Redemoinhos sugam as pessoas'

“O rio às vezes é muito mais perigoso que a praia“, disse.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira, dia 15, Domingos Montagner morreu afogado nas águas do Rio São Francisco no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe. O laudo do resultado da necropsia realizada no corpo do ator, divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) apontou asfixia mecânica por afogamento

Protagonista de "Velho Chico", novela das nove da Globo, o ator saiu para banhar ao lado da amiga Camila Pitanga, com quem contracenava na trama, e acabou se afogando no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe. 

O oceanógrafo Gabriel Le Campion informou que o local onde o ator morreu é  conhecido por formar redemoinhos debaixo da água. “É um rio que vem erodindo rochas, há muito tempo, e isso faz com que buracos apareçam e provoquem correntes muito fortes na parte inferior das águas. Isso pode provocar muito refluxo e puxar uma pessoa”, afirma.

De acordo com Gabriel, o local fica próximo de  uma hidrelétrica, o que pode representar maior perigo. “Não se deve mergulhar próximo a hidrelétrica porque as correntes são mais fortes nessa região. Por causa das turbinas e vários fatores que fazem o local ter fluxo de água muito forte, principalmente na parte inferior do rio”, explicou.

Um outro ponto citado pelo especialista é o fato das pessoas avaliarem a segurança do banho baseada na tranquilidade das águas.  Na parte inferior pode haver correntes muito fortes, e em cima [na superfície] o rio pode tá calmo. Ao entrar na água, é que a pessoa vai perceber que está sendo arrastada. Como a água do rio tem baixa densidade, em relação ao mar, o corpo afunda rápido”.

De acordo com Gabriel Le Campion, a imagem de calmaria das águas de um rio em relação ao mar não significam que o local é propício ao banho. “O rio às vezes é muito mais perigoso que a praia. Tem que se ter muito cuidado quando se banha no rio por causa destes tipos de correntes, ou redemoinhos que sugam as pessoas. Em alguns locais, o Rio São Francisco é muito fundo, principalmente próximo à represa [de Xingó, onde o ator Domnigos Montagner se afogou]”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES