Especialistas apontam o que pode ser objeto que caiu do céu em Santos

O objeto, que possui formato cilíndrico, é revestido de metal e atingiu o veículo com uma temperatura bastante elevada.

Objeto não identificado caiu do céu, em cima de um carro, em Santos (SP) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O objeto não identificado que caiu em cima do capô de um carrona cidade de Santos, localizada no litoral de São Paulo, tem características de lixo espacial. É o que dizem especialistas ouvidos pelo g1.  O objeto, que possui formato cilíndrico, é revestido de metal e atingiu o veículo com uma temperatura bastante elevada. O impacto do objeto foi tão forte que amassou o teto do carro e acionou o alarme. 

O veículo pertence ao bancário Marcel de Camargo, que relatou ao g1 que se surpreendeu com o barulho, semelhante a uma explosão. Ele também acredita que o objeto deve ter vindo do espaço. Ele chegou a conversar com amigos que trabalham na área de engenharia para tentar descobrir o que poderia ser o metal, mas até agora não há nenhuma outra explicação para isso.

O que dizem os especialistas

Para o analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, Eduard da Macena, há indícios de que o objeto caiu do espaço. "Pela altura que caiu, é bem provável. Lixo espacial cai praticamente todo dia na Terra", disse ele ao g1. 

Daniel Mello, que é astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concorda que seja lixo espacial e ressaltou que o aparecimento desses objetos ficará cada vez mais comum. "Vai se tornar cada vez mais comum esses fragmentos despencarem em direção à superfície da Terra. Para nossa sorte, nossa atmosfera consegue barrar os pequenos fragmentos, mas os maiores pedaços acabam caindo [ inclusive em área urbana]", disse Mello.

 Risco

Segundo o bancário Marcel de Camargo, o objeto estava extremamente quente, impossibilitando que fosse pego com as mãos, logo após cair em cima do veículo. O analista explicou que isso ocorre devido a queda ser de altíssima velocidade junto ao atrito do ar. "Se tivesse atingido a cabeça de alguém poderia matar. Ainda bem que não atingiu ninguém", comentou Macena.

O professor explicou que atualmente há diversos estudos para diminuir o lixo espacial que está em órbita. "Esse objetos estão atrapalhando tanto lançamento de foguetes como novos satélites. E quando caem, costuma ser no mar, onde temos a maior porção de espaço", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES