Estabelecimentos podem impedir clientes de usar aparelhos eletrônicos? Entenda!

Uma confusão generalizada em uma padaria de São Paulo tornou-se caso de polícia após o dono do local proibir o uso de um notebook

Estabelecimentos podem impedir clientes de usar aparelhos eletrônicos? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (31), um vídeo em que o empresário Silvio Mazzafiori, de 65 anos, dono de uma padaria aparece gritando, ameaçando e tentando agredir um cliente foi amplamente compartilhado nas redes sociais. A confusão generalizada teve início após o dono do local tentar proibir que o cliente Allan Barros utilizasse um notebook na mesa. O caso foi registrado em Barueri, região da Grande São Paulo.

Nas imagens, Silvio aparece dizendo que o uso de aparelhos eletrônicos é proibido no local, enquanto aponta para um aviso disposto nas mesas.

" Não pode usar, é lei. Aqui dentro eu determino o que pode. (...) Você vai consumir ou você vai embora? O que você vai fazer? (...) Você está comercializando alguma coisa dentro do meu estabelecimento, aí é proibido", diz Mazzafiori.

Em entrevista ao G1, Allan Barros afirmou que é acostumado a trabalhar em cafés e que não se atentou ao comunicado exposto sobre o uso de aparelhos na mesa.

Em outro vídeo o dono da padaria corre atrás do cliente com um pedaço de madeira e o ameaça de morte:

""Eu vou te pegar. Eu vou matar esse cara. Eu vou te achar, eu vou pegar vocês dois [Alan e o amigo]. Você não é homem, malandro. Vem me encarar aqui. Se eu vir essa filmagem em algum lugar, eu vou matar vocês. O cara é um pilantra", diz Mazzafiori.

Em nota, a Polícia Civil de São Paulo informou que a Delegacia de Polícia de Barueri investiga os fatos e "trabalha para ouvir testemunhas e os envolvidos no caso".

"Assim que tiveram conhecimento do ocorrido, os policiais intervieram para acalmar os envolvidos na confusão até a chegada da Polícia Militar, que deu continuidade ao atendimento e orientação dos procedimentos", informou a Polícia.

O uso de eletrônicos pode ser proibido em estabelecimentos?

Ao g1, o diretor jurídico do Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci), o advogado Gabriel de Britto Silva, detalha que o Código de Defesa do Consumidor (CDC), não permite que estabelecimentos aplique obrigações abusivas, que coloquem o consumidor em “desvantagem exagerada ou sejam incompatíveis com a boa-fé”.

“Nesse sentido, é prática abusiva, viola o CDC. É nula qualquer cláusula escrita, verbal ou disposição que proíba o uso de equipamento eletrônico ou a realização de reunião online ou presencial em restaurantes, cafés, bares ou lanchonetes. Havendo consumo de alimentos e/ou bebidas, configura-se a relação de consumo, não podendo o consumidor ser discriminado pelo uso de equipamentos eletrônicos que não afetem os demais clientes ou a prestação de serviço pelo fornecedor aos demais consumidores”, disse.

Por meio de nota, o Procon de São Paulo informou que o estabelecimento pode estabelecer regras internas, desde que o cliente seja informado previamente de “ maneira clara, precisa e ostensiva”, antes que ele ocupe espaço ou faça pedidos. 

"Desta maneira, o fornecedor pode estabelecer regras permitindo ou não que clientes usem equipamentos como notebooks e tablets durante sua permanência no local. O tempo de permanência e a quantidade consumida são temas subjetivos e só podem ser avaliados caso a caso, de posse de todas as informações e condicionantes", informou o órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES