Mauro Vieira diz que Brasil liderará esforços pela admissão da Palestina na ONU

Em seu discurso, na Cisjordânia, o chanceler brasileiro não poupou críticas à comunidade internacional e a Israel

Mauro Vieira e Mahmoud Abbas | Divulgação/Itamaraty
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (17), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, chegou a Ramallah, na Cisjordânia, para participar de uma cerimônia significativa. Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi agraciado com o título de Membro Honorário do Conselho de Curadores da Fundação Yasser Arafat. O primeiro-ministro Mohammad Shtayyeh, responsável por entregar a homenagem, destacou a coragem de Lula na defesa dos direitos palestinos, conforme divulgado pelo Itamaraty.

Em seu discurso, Vieira não poupou críticas à comunidade internacional e a Israel. Ele apontou a “clara insuficiência da ajuda humanitária desde o início do atual conflito” na Faixa de Gaza. A guerra, que teve início em 7 de outubro, resultou em quase 1,2 mil mortes após o grupo terrorista Hamas invadir o território israelense e sequestrar cerca de 250 pessoas. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva no enclave palestino, resultando em mais de 31 mil mortos em cinco meses, segundo o Ministério da Saúde local.

Vieira enfatizou a gravidade da situação: “A credibilidade do atual sistema internacional de governança está debaixo dos escombros de Gaza”. Ele classificou como “ilegal e imoral” a negação de comida, água e medicamentos a civis, bem como os ataques a comboios de ajuda humanitária e hospitais.

Além disso, o ministro fez um balanço das iniciativas brasileiras para encerrar as hostilidades em Gaza desde outubro. Ele também mencionou o histórico apoio do Brasil ao reconhecimento da Palestina como Estado e sua admissão como membro pleno da ONU. Vieira teve um encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, discutindo o atual momento do conflito e a crise humanitária no enclave. Abbas expressou gratidão pelo “histórico empenho e amizade do presidente Lula com a Palestina” e pela “coragem ao assumir o papel de referência global”.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES