Estamos com o povo de Marrocos, diz papa após tremor matar mais de 2.000

Na noite de sexta-feira (8), um sismo de magnitude 6.8 deixou pelo menos 2.012 mortos e 2.059 feridos

Estamos com o povo de Marrocos, diz papa após tremor matar mais de 2.000 | Foto: Reprodução/Vatican News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No domingo, 10 de setembro, o Papa Francisco renovou seus votos de solidariedade aos cidadãos marroquinos, expressando suas orações e apoio às vítimas do terremoto. Diante de uma multidão reunida na Praça de São Pedro, o líder católico dirigiu palavras de conforto e apoio à nação marroquina, reiterando seu compromisso com o bem-estar das pessoas afetadas pelo desastre natural.

"Rezo pelos feridos, pelos que perderam suas vidas e por seus parentes", disse o pontífice. "Estamos ao lado do povo do Marrocos." Francisco também agradeceu aos socorristas por seus esforços para "aliviar o sofrimento das pessoas".

Na noite de sexta-feira (8), um sismo de magnitude 6.8 deixou pelo menos 2.012 mortos e 2.059 feridos, segundo a contagem mais recente do Ministério do Interior, o que faz deste o terremoto mais letal no país desde 1960, quando um tremor provocou a morte de 12 mil pessoas.

O terremoto teve seu epicentro em Ighil, situado nas montanhas do Alto Atlas, a aproximadamente 70 quilômetros a sudoeste de Marrakech. As autoridades informaram que a maioria das vítimas foi registrada nas províncias e municípios de Al Hauz, Marrakech, Uarzazat, Azilal, Chichaoua e Tarudant. 

O terremoto, que arruinou edifícios tradicionais no Alto Atlas e derrubou casas de barro em vilas, não deixou ileso um dos locais mais importantes para a história da região: uma mesquita de terra e pedra construída por uma dinastia medieval que conquistou o norte da África e a Espanha.

Segundo relatos da mídia local, ocorreu o desabamento de seções da Mesquita de Tinmel. Fotografias circulam nas redes sociais, mas a agência de notícias Reuters não pôde confirmar sua autenticidade imediatamente. Essas imagens mostram paredes desmoronadas, uma torre em estado crítico e montanhas de escombros. 

O Ministério da Cultura marroquino afirmou à Reuters que vai disponibilizar orçamento para restaurar a construção, sem dar detalhes. A mesquita do século 12 foi construída onde a dinastia Almóada estabeleceu sua primeira capital, em um vale remoto do Atlas. Posteriormente, o grupo conquistaria Marrakech, proclamaria seu líder como califa e avançaria sobre a região.

A Unesco confirmou estar ciente dos relatos sobre a destruição do local, mas ainda estava aguardando o envio de uma equipe para avaliar os danos. Vale ressaltar que a Mesquita de Tinmel era uma candidata à inclusão na lista de Patrimônios Mundiais da organização das Nações Unidas.

O terremoto também causou danos significativos à cidade antiga de Marrakech, que é um Patrimônio Mundial da Unesco. Nessa área, uma torre de uma mesquita desabou, partes das muralhas históricas da cidade ruíram e várias casas tradicionais foram afetadas pelos tremores.

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES