Estudantes são liberados mais cedo devido à falta de ônibus em Teresina

A extinção de linhas importantes para mobilidade de passageiros residentes em zonas afastadas da cidade agravou a situação que já era precária.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há pelo menos quatro anos, a população que depende do transporte público de Teresina enfrenta dificuldades para seguir suas rotinas de trabalho e estudo. A crise no sistema se arrasta com greves, inúmeras paralisações por parte de motoristas e cobradores e com um número insuficiente de 270 veículos para atender os usuários.


Com a implantação do Inthegra, no ano de 2018, a extinção de linhas importantes para mobilidade de passageiros residentes em zonas afastadas da cidade agravou a situação que já era precária.

Integrante do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Teresina observa pneus em chamas durante manifestação em Teresina (Foto: Raissa Morais)


Na terça-feira (24), durante uma reunião com vereadores no plenarinho da Câmara Municipal de Teresina, o vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Pedro Victor da Silva, disse que os universitários são obrigados a sair antes do término das aulas para não perder o ônibus. Esse problema se estende desde 2020.


"Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), os ônibus passam lotados. No campus, temos uma linha de 8h às 18h e que não atende o aluno que tem aula 20h ou até 22h.


A realidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) é ainda pior, os terminais estão desativados e deixaram de existir as linhas de ônibus que passavam na rua da instituição. Em quase toda a cidade, os últimos ônibus passam por volta das 22h e quase não há transporte no final de semana. Como fica esse público que precisa estudar?”, pergunta Pedro Victor.


A fala do vice-presidente da Ubes corresponde ao dia a dia de inúmeros estudantes que sofrem as consequências da má administração de um direito social garantido pela Constituição Federal, o transporte público. Aluno do curso de geografia da UFPI, Marcos Victor Nunes mora no município de Timon, cidade maranhense localizada no entorno de Teresina. Ele estuda no período noturno e disse que todos os dias volta para casa de moto por aplicativo.


“O último ônibus pra Timon é às 18h. Então, pela noite, eu volto de Uber Moto para casa”, falou. Para evitar altos preços por viagem, Marcos precisa solicitar uma corrida antes do final da aula. “Ficou acordado para o professor liberar os alunos mais cedo, tipo tipo umas 20:30, porque fica muito tarde para voltar para casa e o Uber fica caro”, relatou.


Em média, Marcos desembolsa R$ 113,50 com transporte, um valor que seria mais baixo se o sistema de ônibus funcionasse. 


A estudante Andressa Sousa fez o mesmo acordo. Ela paga duas disciplinas no período noturno, que vai até 22h. "Eu preciso estar na parada para pegar uma carona às 21h. Eu não posso pedir para à pessoa que faz esse favor para esperar, e nem tenho como pagar um valor de um carro por aplicativo para voltar para casa. O jeito foi conversar com meu professor e também repassar isso para os meus colegas. Não posso trancar a disciplina, é péssimo, mas está dando certo assim", conta.


Assim como os estudantes, os trabalhadores estão insatisfeitos com a falta de transporte público. A nutricionista Rafaela Lira mora na zona Norte e trabalha no bairro Jóquei, zona Leste da capital. Diariamente, ela enfrenta uma batalha para voltar para casa.


“Na praça do Fripisa [Centro] não tem ônibus depois das 21h. Nas paradas do Shopping Riverside, tem o Assembleia [linha de ônibus] às 20:30 e 22:20, antigamente tínhamos ônibus antes das 22h, mas agora não tem mais”, falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES