Exigência dos pais candidatos a adotar uma criança dificulta processos de adoção no PI

O alto índice de exigência dos pais candidatos a adotar criança está dificultando os processos de adoção.

PROCURA | No Lar Maria João de Deus existem oito crianças para serem adotadas, mas processo é dificultado pelas exigências dos candidatos. | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Adotar uma criança não é um processo tão simples, ele requer tempo, paciência e muita vontade dos interessados.

No entanto, o maior problema para que as crianças aptas à adoção saiam dessa lista de espera, segundo a assistente social do Lar de Criança, Luciana Abreu, são as exigências dos casais interessados em adotar.

Dados da Vara da Infância e Juventude mostram que, até o mês de maio, Teresina possuía 24 crianças aptas a serem adotadas. Em 2011 eram 20 nessa situação.

O número de crianças adotadas em 2011, em Teresina, era de 82 crianças e, em 2012, chega a 23. Segundo Luciana, para que essa lista seja diminuída ou até eliminada é necessário que os casais sejam menos exigentes no momento da adoção.

?Os pais querem filhos que não existem e nós estamos procurando filhos para pais. Quando passarmos a procurar pais para filhos que já existem, talvez consigamos diminuir essa lista de espera e terminar essa discussão que tanto se faz hoje em dia em torno dessa questão?, disse Luciana.

O Lar da Criança abriga hoje 57 menores, dos quais oito estão aptos para adoção e o restante aguarda definição, para saber se voltará para sua família de origem ou se vai para adoção.

O perfil das crianças do Lar da Criança, em Teresina, segundo Luciana, é de pessoas com mais de sete anos de idade e com deficiência severa, dentre homens e mulheres.

?As pessoas procuram crianças que geralmente não têm no abrigo. Querem crianças saldáveis, com até dois anos de idade, com preferência pelo sexo feminino e existem também aqueles que preferem crianças de pele clara. Assim é mais difícil?, lamentou.

A realidade piauiense não foge muito ao quadro que se vê nacionalmente quando o assunto é adoção. Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quase 40 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos em todo o país.

Desses, 5. 240 estão aptos a serem adotados e esperam que a justiça defina seu destino: voltar para a família biológica ou ser encaminhados para adoção.

Segundo o CNA, que reúne informações sobre crianças e jovens disponíveis para a adoção e pessoas interessadas em adotar, o Brasil comemorou no dia 25 de maio o Dia Nacional da Adoção com 5.240 crianças e adolescentes ainda à espera de uma nova família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES