Exposição erótica expõe costumes sexuais do Império Romano

São cerca de 70 objetos, esculturas e afrescos de residências particulares, termas, espaços público que compõe a mostra

Cenas eróticas são expostas em mostra sobre Pompeia | Foto: ANDREAS SOLARO / STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Intitulada "Arte e sensualidade nas casas de Pompéia" uma exposição chama a atenção de quem visita na Itália. As cenas eróticas são tão explícitas que é capaz de deixar muita gente com vergonha.

Trata-se de uma mostra sobre arte e erotismo na antiga cidade romana de Pompeia, no sul da Itália. Ela está repleta de esculturas e pinturas de seios, nádegas e falos.E está exposta no Parque Arqueológico perto de Nápoles.

O diretor do sítio arqueológico, o alemão Gabriel Zuchtriegel, reuniu cerca de 70 objetos, esculturas e afrescos de residências particulares, termas, espaços públicos ou tavernas de vinte séculos atrás.

Arte e sensulaidade presente em Pompéia -Foto: ANDREAS SOLARO / STF

Cultura aberta

Um homem com um enorme pênis ereto surpreende o visitante logo no ínicio, na entrada da exposição. É a estátua do deus Príapo. Ele não tinha conotação erótica para os romanos, e simbolizava fertilidade e prosperidade.

Em um espaço as paredes são decoradas com um ciclo de imagens eróticas explícitas, incluindo a de um homem e uma mulher fazendo amor. É possível que seja uma referência à abundante literatura erótica que floresceu na época, dizem os especialistas.

Cidade de Pompéia

Pompeia era uma importante cidade romana. Só que em 79 tudo mudou. Uma grande erupção do Vesúvio soterrou a cidade de cinzas vulcânicas  e destruiu tudo. A cidade parou no tempo. Os prédios públicos, as casas e os templos ficaram do mesmo jeito por quase 2 mil anos. Ir a Pompéia e visitar seu sítio arqueológico com suas ruínas é ver bem de perto como era uma cidade nos tempos da Roma antiga.

Vesúvio

Ao longo de sua história, o vulcão Vesúvio entrou em erupção em diversas ocasiões. Ele ainda hoje é considerado um dos mais perigosos vulcões do mundo. Em seus arredores vivem mais de 3.000.0000 de pessoas.  

A erupção mais conhecida do Vesúvio foi do ano 79 que destruiu Pompeia. O vulcão entrou em erupção pelo menos nos anos 472, 512, 1631, 1906, 1929.

Na foto, Pompeia e o Monte Vesúvio - reprodução internet



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES