Febre maculosa: como é a festa onde surgiram os carrapatos transmissores

Quatro pessoas morreram vítimas de febre maculosa após terem ido a uma festa em uma Fazenda, no distrito de Joaquim Egídio na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

A Feijoada do Rosa aconteceu na Fazenda Santa Margarida | Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro pessoas morreram vítimas de febre maculosa após terem ido a uma festa em uma Fazenda, no distrito de Joaquim Egídio na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Nesta terça-feira (14), a quarta pessoa, uma adolescente de 16 anos que estava internada, veio a óbito. A reportagem apurou o funcionamento e a estrutura do evento, que foi apontado como provável local de contaminação.

No dia 27 de maio, às vítimas, identificadas como Douglas Costa, de 42 anos, sua namorada Mariana Giordan, 36, a adolescente Erissa Nicole Santana de 16 e Evelyn Santos, de 28 anos, estiveram na Fazenda Santa Margarida, na 22ª edição da Feijoada do Rosa. Elas foram infectadas pela doença e vieram a óbito, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo.

O casal Douglas Costa e Mariana Giordano, Evelyn Santos e Erissa Nicole | Foto: Redes SociaisO espaço que recebeu o evento foi apontado como provável local de contaminação das vítimas na região e foi fechado pela prefeitura de Campinas. A fazenda só poderá realizar novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.

O Meionorte.com apurou que a Festa tem 22 anos de tradição, e em 2023, a Feijoada do Rosa aconteceu na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, e reuniu cerca de 3,5 mil pessoas, segundo informações, convidados de classe alta.

Quem recebia o convite, tinha direito a um esquema open bar de comida e inclusive alcoólicas. Na pré-venda, o ingresso, que incluía também um abadá da festa, custava até R$ 750. A festa acontece sempre das 15h à 1h e não permitia menores de 18 anos desacompanhados.

O espaço que recebeu o evento foi apontado como provável local de contaminação | Foto: Redes SociaisNo Instagram, o perfil do evento reforçava que recebia pessoas de todas as regiões do Brasil, e promovia até hotéis parceiros na região de Campinas. Além disso, a festa costuma reunir shows de música eletrônica. Em publicação no Instagram, a organização da Feijoada do Rosa prestou solidariedade aos amigos e familiares das vítimas: “não existe correlação entre as atrações oferecidas com as causas anunciadas".

Já sobre os casos de febre maculosa com possível infecção na Fazenda Santa Margarida, a gestão do local disse que “a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente".

FEBRE MACULOSA 

Segundo o Ministério da Saúde, "a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável", ou seja: há formas clínicas leves e formas graves, "com elevada taxa de letalidade". 

O espaço que recebeu o evento foi apontado como provável local de contaminação | Foto: Redes SociaisA doença é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre por picada de carrapato, sobretudo aquele conhecido como carrapato estrela. Vale ressaltar que a doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa, por contato.  Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. 

CONFIRA A NOTA DA FEIJOADA DO ROSA

A organização do evento “Feijoada do Rosa”, diante das confirmações dos falecimentos ocorridos recentemente por febre maculosa, vem a público declarar seu profundo pesar, solidarizando-se com as famílias e amigos enlutados.

É importante trazer ao conhecimento de todos que a “Feijoada do Rosa” é uma festa tradicional da cidade de Campinas, tendo realizado neste ano a sua 22ª edição, sendo que nos últimos 10 anos teve como palco a Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, conhecido e consagrado espaço de grandes celebrações há décadas.

A “Feijoada do Rosa” - como o próprio nome sugere - trata-se de um evento gastronômico, com entretenimento musical, que nesta edição atraiu cerca de 3.500 pessoas, não havendo correlação entre as atrações oferecidas com as causas anunciadas.

Até o momento, não se pode descartar que as contaminações tenham eventualmente ocorrido durante essa frequência na Fazenda Santa Margarida, mesmo porque a Vigilância Sanitária local veio à público reforçar que a cidade de Campinas ganha especial expressão como foco da referida doença.

Reiteremos nossos profundos sentimentos, permanecendo a organização do evento à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento adicional que se mostre necessário. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES