Idoso de 98 anos é a 6ª morte por Covid-19 em Teresina, diz Firmino

Prefeito está preocupado com o colapso nos estados vizinhos, o qual pode ocasionar busca pelo sistema de saúde de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, usou a sua conta no Twitter, para anunciar a sexta morte por Covid-19 em Teresina, um idoso de 98 anos. O prefeito chama atenção porque esse é o primeiro óbito em que a infecção ocorreu  durante o período de quarentena. O Piauí agora soma 13 mortos pelo coronavírus.

Em duas semana, os casos confirmados da doença cresceram em 500%, seguindo o padrão  de infecção pelo vírus, que cresce exponencialmente. “O momento é de atenção porque o crescimento de 500% em duas semanas quando o número de casos ainda é pequeno, até que podemos suportar, mas imagine o mesmo crescimento quando já tivermos um número de casos considerável, que é para onde estamos caminhando agora”, questiona o prefeito.

Firmino Filho está preocupado com o colapso na saúde dos estados vizinhos, como no Maranhão, Ceará e Pará, o qual pode  estimular a busca por atendimentos em Teresina. “Isso redobra a nossa atenção, já que mal poderemos atender os nossos”, afirma.

Ainda em sua postagem no Twitter,  Firmino Filho destaca que o desafio das próximas duas semanas é alcançar a meta de 70% do isolamento. "Apesar da subnotificação, conseguimos, até agora, controlar minimamente nosso quadro. Nas duas próximas semanas todos nós precisamos ficar ainda mais atentos. Não basta agora isolar, precisamos ultrapassar o  índice de 70%", completa.

Aumento de casos em Teresina

Segundo Francisca Rodrigues, enfermeira do Comitê de Operações de Emergência (COE) da FMS, são vários os motivos que justificam o aumento de casos. “Há muitas pessoas que não estão seguindo as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde. Além disso, estão sendo realizados mais testes rápidos na rede de saúde e houve aumento do número de laboratórios credenciados que realizam o exame”, diz.

Painel Covid-19 Teresina (Reprodução) 

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que, segundo a literatura científica mundial, é grande a frequência de pessoas com Coronavírus que não apresentam sintomas. “Mesmo assim o paciente está infectado e é transmissor do vírus. Por isso, nem todo infectado vai estar apresentando sinais similares de gripe. É preciso que a gente considere que todos estão infectados e adote todas as medidas de prevenção”.

Índice de isolamento social do domingo

A capital apresentou melhoras nos índices de isolamento social na cidade como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. No domingo, o percentual de teresinenses em casa chegou a 61 %, um crescimento positivo diante dos demais dias que oscilaram. No sábado, por exemplo, foi registrado 51% de isolamento, e na sexta-feira, feriado antecipado do aniversário de Teresina, chegou a 56%.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade.

 Reprodução/ PMT

No domingo, as regiões que mais descumpriram o isolamento social foram Gurupi, na zona sudeste; Santo Antonio, na zona sul; Cabral e Ilhotas, na região centro-norte; Ininga, na zona leste; Angelim, na zona sul; Itararé, na zona sudeste; e Alegre, na região centro-norte.

Os índices ainda figuram abaixo de 73%, percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus em Teresina, de acordo com especialistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES