mais

Idoso de 98 anos é a 6ª morte por Covid-19 em Teresina, diz Firmino

Prefeito está preocupado com o colapso nos estados vizinhos, o qual pode ocasionar busca pelo sistema de saúde de Teresina

Idoso de 98 anos é a 6ª morte por Covid-19 em Teresina, diz Firmino
|

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, usou a sua conta no Twitter, para anunciar a sexta morte por Covid-19 em Teresina, um idoso de 98 anos. O prefeito chama atenção porque esse é o primeiro óbito em que a infecção ocorreu  durante o período de quarentena. O Piauí agora soma 13 mortos pelo coronavírus.

Em duas semana, os casos confirmados da doença cresceram em 500%, seguindo o padrão  de infecção pelo vírus, que cresce exponencialmente. “O momento é de atenção porque o crescimento de 500% em duas semanas quando o número de casos ainda é pequeno, até que podemos suportar, mas imagine o mesmo crescimento quando já tivermos um número de casos considerável, que é para onde estamos caminhando agora”, questiona o prefeito.


Firmino Filho está preocupado com o colapso na saúde dos estados vizinhos, como no Maranhão, Ceará e Pará, o qual pode  estimular a busca por atendimentos em Teresina. “Isso redobra a nossa atenção, já que mal poderemos atender os nossos”, afirma.


Ainda em sua postagem no Twitter,  Firmino Filho destaca que o desafio das próximas duas semanas é alcançar a meta de 70% do isolamento. "Apesar da subnotificação, conseguimos, até agora, controlar minimamente nosso quadro. Nas duas próximas semanas todos nós precisamos ficar ainda mais atentos. Não basta agora isolar, precisamos ultrapassar o  índice de 70%", completa.

Aumento de casos em Teresina

Segundo Francisca Rodrigues, enfermeira do Comitê de Operações de Emergência (COE) da FMS, são vários os motivos que justificam o aumento de casos. “Há muitas pessoas que não estão seguindo as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde. Além disso, estão sendo realizados mais testes rápidos na rede de saúde e houve aumento do número de laboratórios credenciados que realizam o exame”, diz.

Painel Covid-19 Teresina (Reprodução) Painel Covid-19 Teresina (Reprodução) 

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que, segundo a literatura científica mundial, é grande a frequência de pessoas com Coronavírus que não apresentam sintomas. “Mesmo assim o paciente está infectado e é transmissor do vírus. Por isso, nem todo infectado vai estar apresentando sinais similares de gripe. É preciso que a gente considere que todos estão infectados e adote todas as medidas de prevenção”.

Índice de isolamento social do domingo

A capital apresentou melhoras nos índices de isolamento social na cidade como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. No domingo, o percentual de teresinenses em casa chegou a 61 %, um crescimento positivo diante dos demais dias que oscilaram. No sábado, por exemplo, foi registrado 51% de isolamento, e na sexta-feira, feriado antecipado do aniversário de Teresina, chegou a 56%.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade.

 Reprodução/ PMTReprodução/ PMT

No domingo, as regiões que mais descumpriram o isolamento social foram Gurupi, na zona sudeste; Santo Antonio, na zona sul; Cabral e Ilhotas, na região centro-norte; Ininga, na zona leste; Angelim, na zona sul; Itararé, na zona sudeste; e Alegre, na região centro-norte.

Os índices ainda figuram abaixo de 73%, percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus em Teresina, de acordo com especialistas.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail