Firmino Filho nega situação de emergência e reafirma queda da Covid-19

O prefeito acredita que o decreto de emergência assinado pelo Governo do Estado leva consideração a situação de outros municípios.

MN | MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), se pronunciou sobre o decreto do governo do Estado que declarou situação de emergência no Piauí devido o aumento de casos e óbitos pela Covid-19. Para o gestor, não há indícios de uma segunda onda da doença na capital. Ele esclareceu ainda que os números de atendimentos da Covid-19 continuam em queda. 

Em sua fala, o prefeito afirmou que o decreto de emergência leva em consideração a situação de outros municípios, mas não a cidade de Teresina. O gestor reiterou ainda sobre a ocupação de leitos na capital, citando o exemplo do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, que dos mais de 80 leitos disponíveis, apenas cinco estão ocupados. “A quantidade de consultas por síndromes gripais tem caído ao longo do tempo; quantidade de síndromes respiratórias aguda grave também tem caído. Tem caído também a quantidade de óbitos em Teresina e leitos de enfermaria quanto de UTI. Também tem o hospital do Monte Castelo, que temos de 50 leitos, 20 ocupados. Se o governador soltou esse decreto, ele deve estar preocupado com outras cidades do Piauí, mas não Teresina. Os dados falam por si mesmos”, disse.

Firmino Filho descarta crescimento da Covid-19 em Teresina (Divulgação)

Teresina registrou uma queda de quase 30% na média móvel de óbitos por Covid-19 em residentes, que atualmente está em 1,71. Na comparação com a taxa registrada há 14 dias, que foi de 2,43, houve uma queda de 29,41%, segundo dados do painel epidemiológico Covid-19 da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Com esse cenário, não existe indicativo para adoção de medidas mais restritivas na capital. “Não existe qualquer indicativo para a adoção de medidas restritivas, como fechamento do comércio, por exemplo, que vem sendo divulgado em alguns meios de comunicação e grupos de whatsapp”, esclareceu Firmino Filho.

Wellington Dias (PT) assinou o decreto com base nos atuais números de casos e mortes causados pelo novocoronavírus, que segundo a decisão, indicam a necessidade do estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência pelo Chefe do Poder Executivo estadual. A medida foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 11 de novembro e já entrou em vigor. 

Ocupação de leitos em Teresina 

A ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 está atualmente em 48,15%, o que representa uma leve queda em relação ao valor registrado nos últimos 14 dias, que foi de 48,87%. Já a média móvel de 7 dias calculada para internações de pessoas com síndrome respiratória aguda grave caiu 4,26% no mesmo período. Teresina vem mantendo essa tendência de queda desde julho. Continuamos monitorando os dados de perto, mantendo o trabalho de rastreamento e a estrutura de saúde para cuidar de quem precisa”, ressaltou o prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES