Floriano entra em estado de alerta com elevação do nível do rio Parnaíba

A CHESF voltou a liberar mais água no início da tarde de sexta-feira (31) e aumentar a vazão de 1.400 a 1.600, com possibilidade de ocorrer alagamentos na região ribeirinha

Nível do rio Parnaíba, em Floriano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nível do rio Parnaíba tem elevado a cada dia com as fortes chuvas que caíram sobre o Piauí nos últimos dias.

No final da tarde desta sexta-feira (31), Floriano entrou em estado de alerta com risco de inundações em regiões ribeirinhas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Pablo Enrique, a CHESF voltou a liberar mais água no início da tarde de sexta-feira (31) e aumentou a vazão de 1.400 a 1.600, ocorrendo a elevação no rio.

"Com essa liberação, a cota hoje [sexta-feira] já é de alerta, provavelmente até amanhã pela manhã [sábado,1º], a cota chegue a 8.75m, que possivelmente possa ocasionar pequenas inundações na região ribeirinha do rio Parnaíba", alertou Pablo.

Nível do rio Parnaíba, em Floriano, aumentou nos últimos dias | FOTO: Reprodução

De acordo com o secretário de infraestrutura de Floriano, Marcony Alysson, a situação merece atenção, com pontos de risco para possíveis alagamentos em monitoramento. "Temos galerias de águas pluviais com capacidade de receber todas as águas das chuvas no perímetro central da cidade, só que nesse momento que o rio Parnaíba avança com suas águas na galeria, essa água já avança cerca de 200 metros a dentro das galerias, o que pode ocorrer riscos de alagamentos com a continuidade das chuvas na cidade", explicou

Segundo o secretário de infraestrutura, Marcony Alysson, bairros como o São Cristovão, Bosque Santa Teresinha e Matadouro são alguns dos que podem ser atingidos.

"Nossa principal galeria está com taxa de ocupação em 95% e aí nós teremos problemas em relação à demora de infiltração das águas na galeria", acrescentou o secretário.

Monitoramento

Diante da possibilidade de desabrigados, o secretário esclarece que a Defesa Civil e outras instituições estão em alerta para atender às pessoas atingidas.

"Dentro da possibilidade de um acontecimento, na necessidade de desocupação de imóveis, temos de pronto em mão a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, a Ouvidoria do município, a Assistência Social e todo um conjunto de secretarias e instituições, no qual já estão ajudando. É uma ação coletiva, com todo mundo envolvido", disse Marcony.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES