FMS realiza abertura do Setembro Amarelo com projeto sobre saúde mental

O objetivo da campanha é reforçar a importância dos cuidados em prevenção ao suicídio.

FMS realiza abertura do Setembro Amarelo com projeto de saúde mental | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Gerência de Saúde Mental, realiza nesta quarta-feira (1) a abertura do Setembro Amarelo, que é o mês de alusão a prevenção ao suicídio, a partir das 8h30, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. O objetivo da campanha é reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental.

Na abertura terá o lançamento do projeto de prevenção anual do suicídio que este ano tem como tema De Setembro a Setembro a Sua Vida Importa, além de apresentação cultural com a Companhia Equilíbrio, palestra com a psicóloga Késsia Mesquita. Esse evento contará com a presença de gestores municipais, além de coordenadores e profissionais representantes dos serviços de saúde mental da Prefeitura de Teresina.

FMS realiza abertura do Setembro Amarelo 

A palestrante Késia Mesquita, psicóloga, vai tratar do tema da campanha e compartilhar as experiências pessoais de ter perdido pessoa da família por motivo de suicídio. “Vou abordar a rede de serviços oferecidos, mobilizar, sensibilizar, pois a informação pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Também vou enfocar sobre o autocuidado dos profissionais que lidam diariamente com os pacientes para terem um olhar de cuidado interior”, ressalta.

A coordenadora de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho, destaca o atendimento da FMS. “ Temos diversos serviços espalhados pela cidade e alguns de demanda espontânea para quem necessitar desse cuidado especial”, fala. 

Rede de serviços de saúde mental da FMS

PROVIDA

Serviço de atendimento ambulatorial especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio. Funciona de segunda a sexta-feira, de manhã e tarde (8h as 12h e de 14h às 18h). Para ser atendido, o usuário pode procurar diretamente o serviço que funciona no seguinte endereço:

Rua Desembargador Freitas, nº 1599, Edifício Paulo VI.  Telefone (86) 3215-7709

Centros de Atenção Psicossocial-CAPS 

Atendem homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. Teresina tem sete CAPS distribuídos em todas as zonas da cidade.

CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas é um serviço de atendimento as pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas.

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 2978.  Bairro Macaúba-Teresina/PI

Fone: 3215-7762

E- mail: capsadthe@gmail.com

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS Infantil – CAPSi – Atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania.

Endereço: Rua Coronel Cezar, nº 1566. Bairro Morada do Sol.

Fone: (86) 3223-9661

E-mail: capsithe@hotmail.com

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS II SUL - oferece três níveis de atendimento, dependendo da gravidade com a qual o paciente é diagnosticado. O primeiro é o intensivo, em que o usuário permanece o dia todo no Centro até que a sua situação se normalize. O segundo é o semi-intensivo, em que o usuário é acolhido e recebe acompanhamento três vezes por semana, de segunda a sexta-feira; e o terceiro é o não-intensivo, com acompanhamento, em média, três vezes por mês.

Endereço: Av. Barão de Gurguéia 2913. Bairro Pio XII.

Telefone: (86) 3218-4865

E-mail: caps2sul@hotmail.com

Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS II Leste - realiza acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 2435. Bairro Horto Florestal.

Telefone: (86) 3216-3967

E-mail: capsleste2@hotmail.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS II Sudeste - realiza o acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado – Loteamento Parque do Sol – Renascença (ao lado da U.B.S Redonda)

Telefone: (86) 3236-8747

E-mail: capssudeste@hotmail.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12 horas e das 14h às 17h.

CAPS II Centro/Norte - Trabalha no acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim

Telefone: (86) 3213-2080

E-mail: capsnorte@hotmail.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS III SUL é um serviço ambulatorial de atenção contínua, funcionando durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e finais de semana, com atendimento da rede de cuidados em saúde mental no âmbito do seu território.

Endereço: Rua Costa Rica, 466 - Três Andares, Teresina - PI, 64016-380

Fone (86) 3221 0092

E-mail: caps3sul@yahoo.com.br

Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES