Força Aérea dos EUA investiga restos mortais em trem de pouso de avião

Aeronave foi cercada por centenas de pessoas no domingo, desesperadas para fugir do Afeganistão depois da tomada de poder pelo Talibã

aviao | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Força Aérea dos EUA abriu uma investigação interna depois da descoberta de restos mortais no trem de pouso de um dos C-17 Globemaster III que participaram de uma operação de resgate de cidadãos americanos e afegãos no aeroporto de Cabul, entre domingo e segunda-feira.

De acordo com comunicado, a aeronave foi cercada quando taxiava pela pista, e centenas de pessoas tentavam embarcar — por isso, afirma a Força Aérea, “diante de uma situação de segurança que se deteriorou rapidamente, a tripulação do C-17 decidiu deixar a base aérea o quanto antes”.

Tumulto em aeroporto de Cabul

No domingo, logo depois de o Talibã invadir Cabul, efetivamente derrubando o governo de Ashraf Ghani e assumindo o palácio presidencial, centenas de pessoas rumaram para o aeroporto em busca de voos para deixar imediatamente o Afeganistão. Entre elas, além de cidadãos estrangeiros, afegãos que prestaram serviços para outros governos ou para as forças internacionais que estão prestes a se retirar em definitivo do país, após 20 anos.

Cenas de pessoas agarradas a escadas, pontes de embarque e amontoadas no pátio das aeronaves traduziram o temor de boa parte da população com o retorno do Talibã — nas imagens mais dramáticas, divulgadas na segunda-feira, pessoas tentavam subir a bordo de um C-17 dos EUA, já em movimento. A Força Aérea não revelou se o avião envolvido na investigação era o mesmo que aparece no vídeo.

Alguns deles chegaram a se agarrar à fuselagem do avião, e vídeos gravados por celulares mostram o que seria pelo menos um corpo caindo da aeronave quando ela já estava no ar. Não foi informado se outras pessoas também morreram dessa maneira — ao todo, o tumulto no aeroporto de Cabul deixou sete vítimas.

Nesta terça-feira, os voos partindo da capital foram retomados, mas a prioridade está sendo dada a cidadãos estrangeiros e alguns afegãos qualificados.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES