Fortes chuvas são esperadas para o feriadão da Semana Santa no Nordeste

A previsão é de chuvas volumosas em grande parte do litoral leste a partir desta quarta-feira (5).

Chuvas são previstas para parte do litoral nordestino | Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Semana Santa deve ser de muita chuva em grande parte da região Nordeste, segundo apontou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de chuvas volumosas em grande parte do litoral leste a partir desta quarta-feira (5), provocadas pelo fluxo do vento, especialmente em baixos níveis da atmosfera, com a presença de instabilidades vindas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que devem contribuir para manter o tempo instável.

"O padrão atmosférico também vai favorecer a continuidade de pancadas de chuva no interior do Nordeste, principalmente, a partir do próximo sábado (8). Áreas do centro-norte do Maranhão; norte do Piauí; litoral, sertão central e sul do Ceará, e alto sertão da Paraíba devem ser afetadas", informou o INMET. 

Nesta quarta-feira (5), o INMET emitiu alerta de Perigo (laranja) para o litoral dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Nessas áreas, podem ocorrer chuvas de até 60 mm/h ou até 100 mm/dia, além de ventos com velocidade de até 100 km/h.

INMET emitiu alertas para chuvas intensas no Nordeste | FOTO: Reprodução 

Um alerta de Perigo Potencial (amarelo) também foi emitido para o território que engloba todo o Maranhão e Ceará, grande parte do Piauí e oeste do Rio Grande do Norte. Nesses locais são previstas chuvas intensas de até 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

"Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que, a partir da madrugada desta quarta, aglomerados de nuvens deverão chegar ao setor leste, provocando pancadas de chuva e possibilidade de rajadas de vento, principalmente, do Rio Grande do Norte ao estado de Alagoas. Já nos litorais de Sergipe e Bahia, as chuvas também deverão ser mais volumosas, neste caso, devido à presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) em altos níveis da atmosfera", diz o informativo do INMET.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES