Fórum Ibero-Americano de Direito possibilitará intercâmbio cultural

I Fórum Ibero-Americano de Direito, acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro na sede da Ordem dos Advogados do Brasil,

Marcos vinucuis | Assessoria
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Para o conselheiro federal da OAB-PI, advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, o I Fórum Ibero-Americano de Direito possibilitará, pela primeira vez no Brasil, o diálogo jurídico da América com os países ibéricos, tendo Teresina como sede. Ele acredita que a presença de vários doutores europeus e brasileiros no evento não se limitará a brilhantes palestras, como também possibilitará o intercâmbio cultural e científico.

Sobre o tema central do evento, o conselheiro da OAB faz uma reflexão: “O lema igualdade, liberdade e fraternidade permanece atual. Uma promessa não cumprida, principalmente, se avaliarmos, tendo em vista um conceito não apenas formal dos mesmos, mas material. A igualdade significa não apenas o tratamento igual aos iguais, mas ações afirmativas em favor dos necessitados e carentes.

O tratamento desigual, favorável aos menos favorecidos, para estabelecer a igualdade real. A liberdade é uma fantasia sem as condições econômicas e culturais que possibilitem o seu usufruto verdadeiro. A fraternidade pressupõe o respeito ao próximo enquanto ser humano digno de atenção. Ainda estamos longe desse ideal. Contudo, o lema há de ser, sempre a nossa bússola, o norte de orientação das ciências humanas, incluindo o direito”. “Os desafios jurídicos deste milênio”. Este é um dos temas apontados por Marcus Vinicius como um dos mais interessantes.

“Os operadores jurídicos não podem se contentar com a alienada vida de operário repetidor de ideias prontas. Temos que inovar, discutir o futuro, estar antenados às grandes teorias da atualidade. Isso será propiciado pelo Fórum”, acrescenta. O advogado diz que a participação será ampla e nacional e destaca algumas presenças, além dos nomes importantes já confirmados nas palestras e conferências, entre eles representantes da OAB junto ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Jorge Hélio; e do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, Almino Afonso.

“O Brasil é herdeiro de uma importante tradição ibérica. Claro que não podemos aprender com a burocracia que ainda domina a Espanha. Temos, nessa seara, muito a ensinar. Contudo, óbvio que a tradição secular da comunidade jurídica desses países também tem muito o que nos dizer”, ressalta Marcus Vinicius, que é ainda presidente da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal da OAB, professor e autor de alguns livros, como Direito Eleitoral e Processo Eleitoral – Direito Penal Eleitoral e Direito Político.

Já está no ar o site oficial do I Fórum Ibero-Americano de Direito, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí. As inscrições já estão disponíveis nos endereços: www.fiad.com.br ou www.oabpi.org.br. O evento já tem presenças confirmadas de doutores renomados internacionalmente das grandes e tradicionais universidades de Salamanca, Saragoza e Coimbra, além de doutores brasileiros e de autoridades, como o ministro do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, ministro Carlos Ayres Britto.

Além de palestras, work-shops e mini-cursos, o evento contará ainda com uma Feira de Negócios Jurídicos com produtos voltados para a categoria. A feira terá também stands de faculdades e praça de alimentação. A FAP é parceira do evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES