Fórum nacional é criado para fortalecer políticas voltadas às mulheres quilombolas

O colegiado, de caráter consultivo e com duração inicial de um ano, será composto pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e três secretárias da pasta.

Fórum nacional é criado para fortalecer políticas voltadas às mulheres quilombolas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Ministério das Mulheres anunciou a criação do Fórum Nacional Permanente para Diálogo da Promoção de Estratégias de Fortalecimento de Políticas Públicas para as Mulheres Quilombolas. O objetivo do fórum, publicado no Diário Oficial da União, é enfrentar desigualdades e violência vivida por essa população e fortalecer sua participação no planejamento das ações governamentais. Com informações da Agência Brasil.

O colegiado, de caráter consultivo e com duração inicial de um ano, será composto pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, três secretárias da pasta, assessorias das demais secretarias e representantes dos movimentos das mulheres quilombolas. Ministérios como o da Igualdade Racial participarão, mas sem direito a voto.

Paralelamente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estabeleceu regras para o tombamento de documentos e sítios relacionados aos antigos quilombos, com o intuito de preservar suas referências culturais. Uma portaria, publicada no Diário Oficial da União, cria o Livro Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos.

O processo de tombamento pode ser iniciado por qualquer pessoa física ou jurídica nas superintendências ou sede do Iphan. A instituição também disponibiliza um modelo de documento para iniciar o processo declaratório de tombamento. O Livro Tombo será utilizado para inscrever os bens declarados tombados, enquanto um sistema de informação digital reunirá documentos e sítios tombados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES