França começa a planejar reconstrução da catedral de Notre-Dame

O incêndio está “potencialmente ligado” às obras de restauração do teto, e o Ministério Público abriu uma investigação judicial por “destruição involuntária”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chamas do incêndio que destruiu parte da catedral de Notre-Dame, em Paris, foi apagado nesta terça-feira (16), porém, ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura do ponto histórico da cultura europeia e testemunha da história da França, que começa a planejar a reconstrução da igreja. 

Em solidariedade, vários líderes internacionais e famílias ricas francesas ofereceram ajuda para a restauração. Ministros franceses estão reunidos para preparar um plano de reconstrução, sob direção do primeiro-ministro Edouard Philippe. Participam os chefes das pastas de Cultura, Franck Riester, e de Contas Públicas, Gérald Darmanin; o secretário de Estado francês do Interior, Laurent Nuñez; e a porta-voz do governo, Sibeth Ndiaye.

"Todos juntos reconstruiremos Notre-Dame", escreveu o premier no Twitter.

Notre-Dame acompanhou a história de Paris desde a Idade Média. Seus sinos anunciaram, em 24 de agosto de 1944, a libertação do jugo nazista e no templo aconteceram os funerais de vários chefes de Estado, como Charles de Gaulle e François Mitterrand.

Durante a noite de segunda-feira, centenas de pessoas se reuniram para rezar diante da catedral, algumas sem conseguir conter as lágrimas. Também aplaudiram a passagem dos bombeiros.

O caso

Milhões de pessoas em todo o planeta acompanharam a evolução das chamas, que arderam intensamente durante mais de 12 horas, depois que o incêndio começou na parte superior da catedral gótica, destruindo parte do teto e sua emblemática flecha.

FRANCOIS GUILLOT / AFP

Na manhã desta terça-feira, o porta-voz do corpo de bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que o incêndio foi totalmente apagado por volta de 10h (5h em Brasília).

— Todo o fogo está apagado. Entramos na fase da perícia — disse Gabriel Plus à imprensa, diante da catedral.

De acordo com ele, as chamas se "propagaram muito rapidamente pelo conjunto do teto, em quase mil metros quadrados”.

— A tarefa dos bombeiros de Paris até esta manhã era preservar os dois campanários, Norte e Sul, para assegurar que as torres não fossem afetadas — acrescentou.

Os bombeiros prosseguem com o trabalho diante dos olhares tristes de parisienses e turistas, que se aproximaram para observar o estado da catedral, no coração de Paris, às margens do rio Sena. Plus detalhou um balanço material "dramático".

— Todo o teto foi atingido, parte da abóbada caiu, a flecha não existe mais — confirmou o porta-voz.

As duas torres emblemáticas permaneceram de pé, assim como a grande rosácea da fachada sul, mas uma porta parcialmente aberta permitiu observar uma pilha de escombros e algumas vigas no chão da catedral.

O secretário de Estado francês do Interior, Laurent Nuñez, anunciou uma reunião com especialistas e arquitetos para tentar determinar "se a estrutura é estável e se os bombeiros podem avançar no local para continuar sua missão".

Os bombeiros já entraram durante a noite "com muita coragem" nas torres para combater a tragédia por dentro e "evitar justamente que desabassem", explicou o ministro.

 GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP

— O pior foi evitado — afirmou na segunda-feira o presidente Emmanuel Macron diante da catedral, visivelmente emociado. — Nós vamos reconstruir.

Restaurar o edifício levará anos de obras, indicou o novo presidente da Conferência Episcopal da França, Eric de Moulins-Beaufort.

O fogo queimou a base de madeira do teto de mais de cem metros de comprimento, conhecido como "o bosque" pelo grande número de vigas que foram utilizadas para sua instalação, assim como o pináculo (a flecha) de 93 metros de altura, um dos símbolos de Paris.

O incêndio está "potencialmente ligado" às obras de restauração do teto, e o Ministério Público abriu uma investigação judicial por "destruição involuntária". O procurador de Paris disse nesta terça-feira que o incêndio é tratado como acidente, e não como crime.

A presidente da Liga de Futebol Profissional da França (LFP), Nathalie Boy de la Tour, prometeu nesta terça-feira que o esporte "se mobilizará para ajudar economicamente a reconstrução" de Notre-Dame. Na ocasião, ela apresentou um patrocínio com uma ONG e anunciou um esforço coordenado entre atores do futebol na ajuda.

 ERIC FEFERBERG / AFP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES