GMNC conscientiza colaboradores sobre prevenção ao câncer de mama

No refeitório da empresa foi montado o espaço “Outubro Rosa”, uma iniciativa da escola Grau Técnico para acolher colaboradores de forma humanizada

Ação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em apoio ao movimento Outubro Rosa, celebrado mundialmente com ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) promoveu na manhã desta terça-feira (12) um momento de diálogo e conscientização.

No refeitório da empresa foi montado o espaço "Outubro Rosa", que contou com o apoio da escola Grau Técnico para acolher colaboradores de forma humanizada e informar sobre autoexame, mamografia e como buscar ajuda profissional em casos de detecção ou suspeita de câncer de mama.

GMNC promove ação para alertar sobre o cãncer de mama (Foto: Raissa Morais)

A ação foi supervisionada por Isabele de Almeida, professora e enfermeira obstétrica, que acompanhou uma equipe de cinco alunos. "Nós trouxemos uma dupla de radiologia para falar sobre o exame de mamografia e esclarecer os mitos que cercam o aparelho e também uma equipe da enfermagem para instruir mulheres durante o autoexame", informou.

Daniela Araújo, estudante de radiologia da escola Grau Técnico, exibiu um protótipo de mamógrafo, aparelho que utiliza raios X para obter imagens das mamas, com o intuito de desmistificar informações e alertar sobre a importância do exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Alunas de radiologia utilizam protótipo de mamógrafo para explicar detalhes sobre o exma (Foto: Raissa Morais)

Ao lado do equipamento, Daniela utilizou uma mama didática de tecido para simular o exame. Durante o procedimento, ela esclareceu dúvidas dos funcionários que compareceram ao evento informativo. "Algumas mulheres falam que dói, machuca e adoece. Mas não é nada disso, o exame de mamografia é um exame rápido e eficaz que detecta doenças, tumores cancerígenos e também cistos. Por isso precisamos falar com as pessoas", contou. 

Daniela Araújo e Sandy Samara (Foto: Raissa Morais)

A estudante Sandy Samara de Oliveira, considera a ação do GMNC um importante método de disseminação de informações sobre saúde para mulheres de diferentes idades. "Essa ação tem amplo valor, principalmente para pessoas que não sabem da importância desse exame. Abrir espaço e falar sobre os cuidados com a mama de mulheres jovens ou mais maduras aponta que há uma empresa ciente, séria e preocupada com os funcionários", completa.

Estudantes informam sobre a importãncia do autoexame (Foto: Raissa Morais)

Gislayne da Silva trabalha como auxiliar administrativa do Grupo Meio Norte de Comunicação há mais de 5 anos. Para ela, são sempre bem-vindas iniciativas que promovam o autocuidado. "Sempre estamos participando desse tipo de ação e eu acho maravilhoso, já que é uma forma de aprendizado para nós e todas que nos cercam. Infelizmente ainda existem mulheres que acham que o câncer de mama não atinge jovens", declara.

 Câncer de mama 

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos países desenvolvidos. Para o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. 

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo e saída de líquido. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES