Governo do Rio Grande do Sul decreta emergência em saúde por dengue

O decreto permite um processo ágil e célere na compra de insumos, como medicamentos e vacinas, entre outros, facilitando o enfrentamento da dengue

Governo do Rio Grande do Sul decreta emergência em saúde por dengue | Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (12), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou a declaração de estado de emergência em saúde pública devido à proliferação da dengue no estado. Os números alarmantes revelam mais de 27,7 mil casos prováveis e 18 mortes confirmadas pela doença, além de outros sete óbitos sob investigação. Essa medida visa intensificar as ações de prevenção, controle e atendimento à saúde diante do grave risco epidemiológico enfrentado pela população. Atualmente, 94% dos municípios gaúchos já reportaram casos de dengue.

📊 PAINEL DE MONITORAMENTO: Conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência no RS é de 255,1 casos por 100 mil habitantes. Em todo o país, este índice está em 780,7. Segundo nota da Secretaria da Saúde do estado, o decreto permite um processo ágil e célere na compra de insumos, como medicamentos e vacinas, entre outros, facilitando o enfrentamento da dengue. Também facilita que o governo federal destine ao governo do RS recursos específicos para ações de combate à dengue.

⚠️ IMPORTÂNCIA DE BUSCAR ATENDIMENTO: A Secretaria da Saúde enfatiza a importância de buscar atendimento médico nos serviços de saúde ao surgirem os primeiros sintomas da dengue. Essa pronta ação é fundamental para evitar complicações e até mesmo fatalidades decorrentes da doença. Tradicionalmente, o Rio Grande do Sul apresentava baixa incidência de dengue, uma arbovirose transmitida por mosquitos, como o Aedes aegypti. A circulação da doença é favorecida em regiões quentes e densamente povoadas. Devido à necessidade de temperaturas elevadas para acelerar o ciclo de reprodução do mosquito e colocar seus ovos na água, estados mais frios como o RS registravam poucos casos.

🌤 MUDANÇAS CLIMÁTICAS: As mudanças de clima e chuva provocadas pela crise climática global, no entanto, têm empurrado a dengue e outras arboviroses para estes locais. Em 2023, países da Europa, como França, Espanha e Itália, bem como o sul dos Estados Unidos, também registraram casos autóctones, isto é, que não são trazidos de fora. Segundo o último boletim da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde, ligada à Organização Mundial da Saúde), a região das Américas encontra-se atualmente como altamente em risco para a epidemia.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES