Governo Federal orienta estados a declararem emergência zoossanitária

Nessa quinta-feira (20), o ministro Carlos Fávaro se reuniu com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal

Governo Federal orienta estados a declararem emergência zoossanitária | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu orientações aos estados para declararem emergência zoossanitária devido ao surgimento de dois casos de gripe aviária em aves domésticas no país. O primeiro caso foi registrado na cidade de Serra, Espírito Santo, e o segundo ocorreu em uma pequena propriedade no município de Maracajá, Santa Catarina.

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (20), o ministro Carlos Fávaro se encontrou com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal, e recomendou que os governos decretem o estado de emergência zoossanitária. Além disso, foram reforçadas as medidas de contenção para evitar a propagação da doença, especialmente em aves comerciais.

Em maio, com os registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.  No entendimento do ministério, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária. Isso porque a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país. 

O caso de Santa Catarina levou o governo japonês a suspender a compra de aves vivas e de carne de aves produzidas no estado. Segundo maior exportador de frango do país, Santa Catarina foi responsável pela comercialização de 545,5 mil toneladas para fora do Brasil neste primeiro semestre. O Japão foi o destino de 219,8 mil toneladas, número 8,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES