'Grande perigo': Inmet emite alerta de temperatura extrema para 263 cidades

Maioria dos municípios afetados são do estado do Mato Grosso, mas, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul também serão atingidos

'Grande perigo': Inmet emite alerta de temperatura extrema para 263 cidades | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de temperaturas extremamente altas, classificando a situação como de "grande perigo" para 263 cidades em todo o país. A maioria dessas cidades está localizada no estado do Mato Grosso, com algumas outras situadas em regiões de Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. Além disso, o órgão informou que vários estados, incluindo Acre, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo, estão sob alerta de "perigo". 

O Inmet emitiu um aviso devido a uma onda de calor que apresenta riscos à saúde, uma vez que pode elevar a temperatura em até 5°C acima das médias esperadas para esta época do ano. Esse alerta do Inmet permanecerá em vigor até o próximo domingo.

A área de calor mais intenso neste fim de semana abrange desde a região central do Mato Grosso, atravessa o Tocantins e chega até o Nordeste. As temperaturas elevadas também se farão presentes em cidades como Palmas e Teresina, com máximas atingindo 38°C. Entre as demais capitais da região, apenas Salvador registrará 31°C e São Luís chegará a 33°C no sábado. No domingo, a previsão é que Teresina alcance uma máxima de 37°C

Na região Sudeste, o clima abafado estará acompanhado de pancadas de chuva que provavelmente continuarão ao longo do final de semana. Na cidade do Rio de Janeiro, as temperaturas máximas não excederão 25°C, sendo superiores apenas a Florianópolis, que terá 22°C, e Curitiba, com 21°C, na região Sul, bem como a São Paulo, que também registrará 21°C. Todas essas capitais deverão apresentar céu nublado e chuvas fracas ao longo do sábado, com ocorrência de pancadas de chuva durante o dia. 

Em Cuiabá, é previsto que a temperatura máxima alcance os 44°C, embora haja previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Campo Grande, as chuvas serão mais intensas e acompanhadas de raios, mas as temperaturas máximas não excederão os 35°C. O cenário é semelhante em Goiânia, com uma máxima de 36°C, e em Brasília, onde a máxima será de 31°C.

Na região Norte, as temperaturas estarão elevadas em todas as capitais. No sábado, Macapá terá uma máxima de 34°C, Belém e Rio Branco atingirão 35°C, sendo as cidades com o calor menos intenso. Boa Vista pode registrar uma máxima de 37°C no domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES