Cinco cidades do Piauí registram as mais altas temperaturas no país; lista!

O estado que está atualmente enfrentando as condições mais desafiadoras é o Mato Grosso, com 11 cidades na lista

Cinco cidades do Piauí registram as mais altas temperaturas no país | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (20), cinco municípios do estado do Piauí alcançaram as temperaturas mais elevadas do país, superando os 40 °C, de acordo com informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o sábado, prevê-se que algumas dessas cidades também atinjam novamente a marca dos 40 °C. O Inmet divulgou uma lista com as 20 localidades que registraram as temperaturas mais altas no Brasil.

Em todo o território nacional, temos observado temperaturas elevadas. O estado que está atualmente enfrentando as condições mais desafiadoras é o Mato Grosso, com 11 cidades figurando na lista das mais quentes. Destaca-se a cidade de Diamantino, que registrou a máxima de 42,6°C, tornando-se a localidade mais quente do país. 

No Piauí, as cidades que apresentaram maiores temperaturas na sexta-feira, foram: em 9º lugar, Bom Jesus com 40.8 °C; em 10º lugar, Floriano com 40.7 °C; em 12º lugar, Alvorada do Gurguéia com 40.6 °C; em 19º lugar, Corrente com 40.2 °C e em 20º lugar, Oeiras com 40.2 °C.

O Inmet emitiu um aviso devido a uma onda de calor que apresenta riscos à saúde, uma vez que pode elevar a temperatura em até 5°C acima das médias esperadas para esta época do ano. Esse alerta do Inmet permanecerá em vigor até o próximo domingo.

No que diz respeito ao Piauí, o Inmet prevê um período de tempo seco e ausência de chuvas, com valores baixos de umidade relativa do ar, principalmente em áreas do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, além do interior da região.

OUTUBRO É O MÊS MAIS QUENTE DO TRIMESTRE

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAH), para o trimestre Outubro/Novembro/Dezembro (OND), os totais pluviométricos esperados para o centro-sul do Piauí apresentaram-se abaixo da faixa normal climatológica, com probabilidade de ficar 20% a menos da média anual de precipitação para o referido recorte temporal. 

Os prognósticos indicam ocorrência de temperaturas acima da média. Os modelos de previsão aponta ainda que os valores observados na temperatura podem exceder a média em mais de 2ºC na porção que se estende do centro ao sul do Piauí. Estima-se que o mês de Outubro será o mais quente do trimestre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES