Greve dos professores da rede municipal de Teresina é suspensa após 7 meses

Segundo o Sindicato, a suspensão da greve foi aprovada como medida para abrir as propostas de negociação com os gestores.

Professores decidem suspender a greve | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve dos professores da Rede Municipal de Teresina foi suspensa na tarde desta quinta-feira, 8 de setembro, após sete meses de movimento paredista. A decisão foi tomada durante Assembleia Setorial da Educação Municipal de Teresina e ocorreu após a categoria acompanhar um julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE PI) que reconheceu a obrigatoriedade do pagamento do piso nacional para profissionais do magistério como determina a Lei Federal 11.738/2008.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDISERM), o julgamento em questão envolvia o município de Pavussu e o pleno do TCE-PI, por 5 votos a um, considerou que as prefeituras devem cumprir o que estabelece a legislação federal, obedecendo o reajuste de 33,23%. 

Professores acompanharam votação no TCE/PI | FOTO: Reprodução/SINDISERM

"Estamos há 212 dias da greve da educação municipal e hoje com essa importante vitória, que o Tribunal reconheceu que é obrigatório o cumprimento da Lei Federal n.º 11.738/2008 e que o piso tem que ser de R$ 3.845,63. Essa vitória é muito importante e o que nos preocupa é a irresponsabilidade da Prefeitura em não se preocupar com a possibilidade da perda do ano letivo", afirmou Sinésio Soares, Coordenador Geral do Sindicato. 

Segundo o Sindicato, a suspensão da greve foi aprovada como medida para abrir as propostas de negociação com os gestores e iniciar as reposições de conteúdo. Uma comissão com representantes do SINDSERM e de servidoras(es) da base do magistério municipal irão elaborar as propostas que serão apresentadas nos próximos dias.

"Suspendemos a greve por votação, com ampla maioria (apenas 2 votos contra). Nesse sentido retornaremos aos locais de trabalho, formaremos uma comissão para organizar a reposição para que a gente não perca o ano letivo", acrescentou Soares. 

Professores decidiram suspender a greve | FOTO: Divulgação/SINDISERM

Nova assembleia deve ocorrer dia 30 de setembro

Uma nova assembleia acontecerá no dia 30 de setembro e, segundo o Sindserm, até lá, haverá avaliação sobre as negociações que serão propostas para reposição de conteúdos no âmbito das unidades de ensino municipais, bem como sobre o cumprimento da Lei Federal após decisão do TCE-PI acerca da obrigatoriedade do pagamento do piso do magistério.

Greve durou 7 meses

A greve dos professores de Teresina iniciou no dia 7 de fevereiro deste ano. Os professores cobram o reajuste de 33,24% linear, frente aos 16% encaminhados pelo prefeito Dr. Pessoa e aprovado por ampla maioria na Câmara Municipal em fevereiro.  

Em maio, o Ministério Público do Piauí (MPPI) recomendou, que a Prefeitura de Teresina cumprisse todas as medidas necessárias para que o pagamento do reajuste de 33,23%, no prazo de cinco dias úteis. Entretanto, a Prefeitura de Teresina e a Secretaria Municipal de Educação não seguiram a recomendação até o momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES