Gripe aviária leva o Paraná a decretar emergência zoossanitária

A medida, com validade de 180 dias, foi implementada como uma ação urgente para conter a propagação da doença e proteger a saúde pública

Gripe aviária leva o Paraná a decretar emergência zoossanitária | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (25), o estado do Paraná se tornou o sexto estado brasileiro a decretar emergência sanitária em resposta ao crescente número de casos de aves silvestres contaminadas pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP). A medida, com validade de 180 dias, foi implementada como uma ação urgente para conter a propagação da doença e proteger a saúde pública.

Desde maio, quando foram detectados os primeiros casos em aves migratórias no Brasil, o estado já registrou sete ocorrências da doença. Até o momento, o país mantém o status de livre da H5N1, também conhecida como gripe aviária, em aves comerciais, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). 

O Brasil é reconhecido como o principal exportador de carne de frango global, sendo responsável por aproximadamente 35% do mercado mundial. Contudo, a situação se tornou preocupante quando, uma semana após o primeiro registro de ave silvestre migratória contaminada, o Ministério da Agricultura e Pecuária agiu prontamente e declarou emergência zoossanitária em todo o território nacional em 22 de maio.  

Recentemente, o governo federal orientou os estados para que também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há registro de foco de gripe aviária. A meta é conter o avanço da doença e evitar que ela atinja aves comerciais. Até o momento, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins Bahia e Paraná decretaram o estado de emergência zoossanitária. 

Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura já investigou 1.594 casos suspeitos de gripe aviária, dos quais 353 passaram por análise laboratorial e 68  foram confirmados ao longo do litoral do país em uma faixa de municípios do sul da Bahia ao sul do Rio Grande do Sul. Desses, dois casos no Espírito Santo e Santa Catarina foram confirmados em aves de subsistência.  A orientação do Ministério da Agricultura para casos de aves encontradas mortas é para que se notifique o Serviço Veterinário Oficial da cidade, para que um médico veterinário oficial possa investigar e classificar a ocorrências. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES