Autoridades ucranianas relataram a ocorrência de explosões perto da capital, Kiev, na manhã desta quinta-feira (hora local). Segundo alerta emitido pelo Telegram das forças armadas da Ucrânia, “várias” explosões foram ouvidas no distrito de Vyshgorod, ao norte do centro da cidade. As informações foram divulgadas pelo The Guardian. As informações são do O Globo.

Por conta do dia da independência, comemorado nessa quarta-feira, 24, o governo da Ucrânia entrou em estado de alerta, temendo justamente que a Rússia intensifique ataques nesse período.

O chefe da administração militar regional de Kiev, Oleksiy Kuleba, também divulgou uma atualização sobre as explosões, acusando a Rússia de ter lançado um ataque com foguete contra Vyshgorod

Prédios destruídos em Borodianka, a noroeste de Kiev Sergei SUPINSKY / AFPPrédios destruídos em Borodianka, a noroeste de Kiev Sergei SUPINSKY / AFP

“Duas chegadas foram registradas”, disse Kuleba, em referência aos mísseis russos. 

O chefe regional disse que até agora não houve vítimas ou danos a edifícios residenciais ou instalações de infraestrutura. 

As forças armadas da Ucrânia disseram anteriormente que "várias" explosões haviam sido ouvidas por volta das 3h da quinta-feira (hora local), quando os moradores receberam orientação para procurar abrigos imediatamente.