Homem que viveu em 'pulmão de ferro' por 70 anos morre aos 78

Americano Paul Alexander contraiu poliomielite aos 6 anos e desde então vivia dentro de aparelho

Homem que viveu em 'pulmão de ferro' por 70 anos morre aos 78 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Paul Alexander, um homem que passou 70 de seus 78 anos em um aparelho chamado 'pulmão de ferro', morreu em Dallas, nos Estados Unidos. A informação foi compartilhada por uma campanha de arrecadação de fundos em um site chamado GoFundMe. Ele faleceu por causa de uma infecção causada pelo vírus da Covid-19.

Entenda o motivo do uso do aparelho: Paul vivia no pulmão de ferro desde 1952, quando pegou poliomielite, uma doença que o deixou paralisado da cintura para baixo. Ele não conseguia respirar sozinho, então ficou dentro do aparelho que o ajudou a respirar por mais de sete décadas.

Entrou para o Guinness: por causa disso, ele entrou no Livro Guinness dos Recordes como a pessoa que mais tempo viveu com um ventilador de pressão negativa, também chamado de 'pulmão de ferro'.

Formou-se em direito: aos 21 anos, Paul se tornou a primeira pessoa a se formar no ensino médio em Dallas sem frequentar as aulas pessoalmente. Ele foi aceito na Southern Methodist University e depois na faculdade de direito na Universidade do Texas, em Austin. Paul lutou para se tornar advogado e representou clientes no tribunal usando uma cadeira de rodas adaptada que o mantinha em pé. Ele também organizou uma manifestação pelos direitos das pessoas com deficiência e escreveu um livro sobre sua vida no pulmão de ferro, chamado 'Três minutos para um cachorro'.

Poliomielite: a poliomielite é uma doença viral que afeta a respiração e pode causar fraqueza muscular e paralisia. Ela é transmitida por água e alimentos contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada. A vacina ajudou a erradicar a doença em muitos lugares, mas ainda está presente em alguns países, como Nigéria, Paquistão e Afeganistã



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES