Homens ou mulheres? Pesquisa revela qual gênero é melhor líder nas empresas

Ao menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm mais chance de estar entre as 20% melhores em desempenho financeiro

Pesquisa revela que mulheres são melhores líderes do que os homens | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisa do Leadership Circle Profile, que avalia competências criativas e tendências reativas na liderança, revelou que as líderes femininas superam seus colegas masculinos em eficácia em todos os níveis de gestão e faixas etárias. Por sua vez, o relatório TheReady-Now Leaders, da ONG Conference Board, indica que empresas com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm doze vezes mais probabilidade de figurar entre os 20% melhores em desempenho financeiro.

As razões para as mulheres demonstrarem níveis mais altos de eficácia de liderança e competência criativa, segundo os resultados dos estudos acima, são: 

  • Elas pontuam significativamente mais alto em todas as dimensões criativas. São melhores na capacidade de conectar e se relacionar com outras pessoas, bem como nas competências de autenticidade e conscientização de sistemas. Assim, constroem melhores relacionamentos, que também são mais verdadeiros.
  • São mais propensas a liderar a partir de uma mentalidade criativa e jogar para que todos ganhem. Jogam para vencer, concentrando-se no que mais importa para o futuro que estão criando, fazendo parcerias para avançar em direção a essa visão. Os homens também podem liderar a partir disso, mas é mais provável que liderem com a ideia de jogar para não perder, podendo gastar tanto tempo se afastando do que não querem, quanto se movendo em direção ao que querem. 
  • As mulheres constroem e cultivam conexões mais fortes, mentoria, desenvolvimento de outras pessoas e demonstração de preocupação com a comunidade. Estes dons são uma superpotência no ambiente de negócios atual. 

Em 2023, pela primeira vez na história, mulheres CEO estão à frente de aproximadamente 10% das empresas listadas na Fortune 500, que compreende as maiores companhias dos Estados Unidos em termos de receita. Este feito histórico destaca a importância da presença feminina em todos os níveis de liderança, revelando a necessidade de um progresso contínuo nesse sentido. 

93% DAS BRASILEIRAS PARTICIPAM ATIVAMENTE NAS FINANÇAS DA FAMÍLIA 

De acordo com uma pesquisa da Serasa de março de 2024, 93% das mulheres têm um papel ativo nas finanças familiares no Brasil. Destas, 32% são as únicas responsáveis pelo sustento da família. A maioria das mulheres que lideram as finanças tem entre 30 e 49 anos, com 32% tendo completado o ensino médio e 64% sendo solteiras e com filhos. Elas geralmente trabalham em período integral no regime CLT, mas 79% precisam realizar trabalhos informais para complementar a renda. Cerca de 71% recorrem a esses trabalhos adicionais para manter uma boa qualidade de vida. 

O mercado de trabalho para mulheres ainda é desigual, segundo o IBGE. Elas ganham em média R$ 1.778 a menos que os homens em cargos gerenciais e têm uma taxa de participação inferior. Segundo a Serasa, os principais trabalhos complementares buscados pelas mulheres são os de limpeza e como revendedora. Os motivos específicos para a escolha são:

  • 36%: oportunidade que apareceu
  • 23%: conseguir algo para os filhos
  • 20%: não ganhava o suficiente por outros meios

MULHERES INVESTEM MAIS EM RENDA VARIÁVEL 

Nos últimos cinco anos, o número de mulheres investindo em renda variável aumentou, 658%, chegando a 1.253.375 investidoras em 2023, segundo a B3. No entanto, essa parcela feminina representa apenas 25% do total de investidores nessa área, apesar do crescimento. No Tesouro Direto, houve um aumento de 260%, atingindo 903 mil investidoras em 2023, possivelmente devido ao aumento do acesso à educação financeira, especialmente nas redes sociais, e aos esforços para democratizar os investimentos.

As mulheres costumam ter  mais de um produto na carteira de investimentos, preferindo:

  • Ações: 951,9 mil;
  • Tesouro Direto: 903,6 mil;
  • FII: 641,9 mil;
  • BDRs e BDR de ETF: 217,9 mil;
  • ETFs de RF e RV: 136,6 mil.

 (Com informações do Diário de Pernambuco)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES