Mulheres ainda ganham 21% a menos que homens; veja comparação por cargo

Em 2022, o rendimento médio das mulheres correspondeu a 78,9% do rendimento dos homens

Mulheres ainda ganham 21% a menos que homens; comparativo por cargo | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a pesquisa "Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil", revelando que a disparidade salarial entre homens e mulheres continua significativa no país. Considerando a média dos diversos setores profissionais, as mulheres ainda recebem em média 21,1% a menos do que os homens. Em 2022, o rendimento médio das mulheres correspondeu a 78,9% do rendimento dos homens. Esse índice, ao iniciar a série histórica do IBGE em 2012, era estimado em 73,5%.

💵 RENDIMENTO HABITUAL MÉDIO: Em 2022, o rendimento habitual médio dos homens alcançou R$ 2.920 mensais, enquanto o das mulheres atingiu R$ 2.303. O estudo também evidencia a desigualdade presente em diferentes profissões e grupos ocupacionais. Por exemplo, entre diretores e gerentes, as mulheres recebem 73% do salário de um homem. A disparidade mais acentuada foi observada entre os profissionais das áreas de ciências e intelectuais, onde as mulheres obtiveram apenas 63,3% do rendimento dos homens. 

📈 MERCADO DE TRABALHO: A taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho foi de 53,3%, em comparação com 73,2% dos homens. Além disso, a taxa de informalidade entre as mulheres atingiu 39,6%, em contraste com 37,3% entre os homens. É notável que a diferença na taxa de informalidade seja ainda mais acentuada entre as mulheres pretas ou pardas, alcançando 45,4%, em comparação com 30,7% dos homens brancos.

⏰ MULHERES GASTAM QUASE O DOBRO DO TEMPO EM TAREFAS DO LAR

Outro aspecto destacado pela pesquisa foi a discrepância no tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos. Além de enfrentarem a disparidade salarial, as mulheres precisam destinar, em média, quase o dobro do tempo dos homens para essas responsabilidades, caracterizando o chamado "segundo turno" de trabalho.

Em 2022, enquanto as mulheres gastaram, em média, 21,3 horas semanais em afazeres domésticos e/ou cuidados com pessoas, os homens dedicaram apenas 11,7 horas. É importante ressaltar que as mulheres pretas ou pardas destinaram, em média, 1,6 hora há mais por semana a essas tarefas do que as mulheres brancas.

POBREZA E RAÇA

  • Em 2022, a educação das mulheres brasileiras variava significativamente de acordo com a raça.
  • A proporção de mulheres brancas de 18 a 24 anos estudando era de 39,7%, enquanto entre pretas ou pardas era de 27,9%.
  • Homens pretos ou pardos tinham o menor percentual de estudo, com 24,6%.
  • A disparidade educacional continuava na faixa etária superior, com 29,0% das mulheres brancas completando o nível superior, em comparação com 14,7% das pretas ou pardas.
  • A pobreza também afetava desproporcionalmente as mulheres pretas ou pardas, com 41,3% vivendo abaixo da linha de pobreza, em comparação com 21,3% das mulheres brancas.
  • Cerca de 32,3% das mulheres brasileiras estavam abaixo da linha de pobreza, de acordo com critérios do Banco Mundial.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES