IMAGENS FORTES: Pessoas “caem de avião” após tentarem fugir de Cabul; vídeo

Vídeos mostram afegãos tentando entrar em aviões para deixar o Afeganistão um dia após o Talibã tomar o poder. Tropas americanas assumiram o controle do local para conter a multidão.

ery | sry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma multidão invadiu a pista no aeroporto internacional de Cabul nesta segunda-feira (16) e diversas pessoas tentaram entrar em aviões para deixar o Afeganistão, dominado pelo Talibã. Vídeos mostram centenas de pessoas tentando invadir as aeronaves paradas e subindo em um avião da força aérea americana que estava prestes a decolar.

Ao menos duas pessoas "caíram de um avião militar americano", na tentativa desesperada de fugir do país. De acordo com o "Sun", as pessoas caíram da aeronave Força Aérea dos EUA, de uma altura de centenas de metros. Eles teriam se agarrado ao trem de pouso ou à fuselagem na lateral da aeronave, de acordo com imagens divulgadas amplamente nas redes sociais. 

As forças americanas assumiram o controle do local e interromperam a retirada de americanos de Cabul para tentar controlar a situação. O número de vítimas não foi confirmado. Além disso, o jornal americano "The Wall Street Journal" diz que três pessoas foram mortas por armas de fogo e a agência de notícias Reuters fala em cinco óbitos.

A Reuters não diz se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão. Não está claro se os tiros foram disparados contra pessoas ou para o alto.

As pessoas estão tentando deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo (15). O porta-voz do Talibã, Mohammad Naeem, afirmou à rede de televisão Al Jazeera que "alcançamos o que buscávamos, que é a liberdade do nosso país e a independência do nosso povo".

“Pedimos a todos os países e entidades que se reúnam conosco para resolver quaisquer questões”, disse Naeem. "Não achamos que as forças estrangeiras irão repetir sua experiência fracassada no Afeganistão mais uma vez".

Invasão e saída do Afeganistão

Os EUA atacaram o Afeganistão em 2001, em reação ao atentado do 11 de Setembro, e tirou o grupo extremista do poder. O Talibã foi acusado pelos americanos de esconder e financiar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado.

Em fevereiro de 2020, o então presidente americano, Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã que previa a retirada total das tropas do país até abril deste ano. O atual presidente dos EUA, Joe Biden, manteve o acordo e adiou a saída completa para o fim deste mês.

A maior parte das forças lideradas pelos EUA deixaram o Afeganistão em julho, e o Talibã se aproveitou da retirada e avançou rapidamente pelo país, conquistando diversas capitais de províncias desde o início do mês.

A queda de Cabul ocorreu muito antes do previsto pelos EUA. Segundo a Reuters, a estimativa dos serviços de inteligência americanos era de que o Talibã chegasse a Cabul em setembro, com uma possível tomada do poder em novembro.

Situação no aeroporto

Durante o tumulto no aeroporto internacional de Cabul, tropas dos EUA que ajudavam cidadãos americanos a embarcarem dispararam tiros e assumiram o controle do local.

Um oficial americano afirmou à Reuters que "a multidão estava fora de controle" e os disparos foram feitos "apenas para neutralizar o caos".

Multidão tenta invadir aeronaves para fugir de Cabul (Foto: AP)

A autoridade de aviação do Afeganistão disse que o espaço aéreo do país foi "liberado para os militares" e aconselhou as companhias aéreas a evitarem seu espaço aéreo, o que levou as principais companhias aéreas a desviar os voos após a tomada de Cabul pelo Talibã.

Os EUA interromperam temporariamente os voos de evacuação, segundo a Reuters, para retirar as pessoas que invadiram a pista do aeroporto internacional. Não foi informado quanto tempo a pausa vai durar.

Fonte: G1

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES