Incêndio no Parque da Serra de Santo Antônio já dura mais de 48h

Os brigadistas da cidade foram acionados na manhã de sábado, dia 20, e seguem tentando controlar o fogo, que não ficou apenas na vegetação dos campos, mas conseguiu subir os paredões de rochas.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O incêndio que atinge a Serra de Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos do município de Campo Maior, no norte do Piauí, já dura mais de 48 horas e devastou cerca de 2 hectares de vegetação. Segundo Arnaldo Aragão, da Defesa Civil de Campo Maior, as chamas estão parcialmente controladas

“O incêndio da serra continua em cima. Nós estamos monitorando ele para que quando descer, conseguirmos apagar. O Corpo de Bombeiros esteve lá ontem e fez a vistoria. Não há a possibilidade de conseguir apagar em cima, não tem como. Ele está controlado”, disse Aragão.

Incẽndio na Serra de Santo Antônio (Foto: Helder Felipe)

A reportagem ouviu também Raimundo dos Santos, proprietário de um terreno próximo à área atingida pelo fogo. Ele afirma que durante a manhã e a tarde de domingo (21), a impressão que se tinha era de que as chamas estavam diminuindo e estavam controladas, mas que de noite elas aumentaram.

“Eu vi o fogo consumindo a serra, e onde tinha vários pássaros sendo consumidos pelo fogo. Hoje (21), por volta das 11h, fomos olhar o tamanho do estrago que o fogo fez. Subi a serra até certo ponto, quando avistei o foco de incêndio estava aparentemente controlado, Já por volta das 21h, eu e minha esposa olhamos para a serra e vimos as labaredas muito altas”, disse.

Fogo foi Parcialmente controlado (Foto: reprodução)

O início

Os brigadistas da cidade foram acionados na manhã de sábado, dia 20, e seguem tentando controlar o fogo, que não ficou apenas na vegetação dos campos, mas conseguiu subir os paredões de rochas. Nas imagens divulgadas pela equipe da Defesa Civil de cima da serra, é possível ter uma ideia da dimensão do estrago. Já na noite de sábado, o incêndio já podia ser visto também por quem passava no Açude Grande, há quilômetros de distância. 24h após o início dos trabalhos, fomos até a entrada do Parque Estadual, e constatamos um cenário devastador.

Incêndio já devastou cerca de dois hectares de vegetação (Foto: reprodução)

Em alguns trechos da PI-215, que dá acesso ao local, podemos encontrar árvores e vegetação rasteira resumidas a cinzas. No outro lado da serra, o fogo continuava consumindo o que via pela frente. Os profissionais relatam bastante dificuldade, sendo alguns dos motivos o tempo seco, a temperatura alta e os ventos, que ajudam a espalhar as chamas.

Parque Estadual da Serra de Santo Antônio

Distante apenas 15 km do centro da cidade, o Parque Estadual da Serra, criado em 2019, possui quase 4 mil hectares, repleto de belezas exuberantes, e que possibilitam a quem deseja fugir da rotina conhecer uma grande diversidade biológica e paisagística. Até poucos anos atrás, a região não era muito conhecida e explorada, porém, passou a atrair um volume de turistas do Piauí e de outros estados do Brasil, inclusive para a prática do rapel. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pela Defesa Civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES