Inmet alerta para chuvas intensas no Nordeste e Centro-Oeste nesta quinta; previsão

Confira estados que têm chances de chuvas para os próximos dias e sabia como deverá ser o Natal

Inmet alerta para chuvas intensas no Nordeste e Centro-Oeste nesta quinta; previsão | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

À medida que o fim de semana se aproxima, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca a persistência das altas temperaturas em todo o país, acompanhadas de chuvas. A instituição emitiu alertas de chuvas intensas válidos até a manhã desta quinta-feira, abrangendo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Nas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo, a previsão indica chuvas isoladas.

Conforme as informações do Inmet, as chuvas intensas devem afetar amplas áreas na Bahia, Distrito Federal, além de partes de Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Tocantins, Cuiabá, Minas Gerais e Goiás. Alagoas e Rio Grande do Norte também terão cidades impactadas pelas chuvas. Estes estados podem enfrentar precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos (60-100 km/h), aumentando os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No Rio de Janeiro, a previsão aponta para a continuidade do calor, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada pela manhã e à tarde, seguida por uma noite nublada. As temperaturas devem variar entre 18°C e 34°C. Em São Paulo, onde se espera uma máxima de 29°C e mínima de 18°C, também é possível ocorrer chuva durante a manhã ou tarde.

Estados que serão afetados por chuvas intensas nesta quinta, com alerta de perigo pelo Inmet — Foto: Reprodução/Inmet 

Para as regiões Norte e parte do Centro-Oeste, onde o Inmet emitiu alerta de perigo potencial, são esperadas chuvas intensas. Nessas áreas, a precipitação pode atingir até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em Salvador, cidade em alerta, a previsão para quinta-feira é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperaturas variando entre 26°C e 28°C. Brasília, também em situação de alerta, terá máxima de 26°C, com mínima podendo atingir 18°C.

O Inmet antecipa que os dias 24 e 25 de dezembro serão caracterizados por clima abafado e chuvas em grande parte do Brasil, exceto no Nordeste, que permanecerá com céu aberto e temperaturas elevadas. Uma faixa de umidade vinda da Amazônia trará precipitações para o Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto no Sul são esperadas chuvas intensas, especialmente no dia 25.

FIM DE ANO COM MUITA CHUVA

Nos próximos dez dias, está previsto um aumento significativo nos volumes de chuva em vários estados brasileiros, conforme apontado pelo MetSul Meteorologia. Essa tendência será mais pronunciada no Nordeste, atingindo também as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.

A formação de um corredor de umidade a partir desta quarta-feira, impulsionado pela Zona de Convergência Intertropical ao sul da linha do equador, resultará na descida de calor e umidade pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Essa condição encontrará uma frente úmida ao longo do litoral carioca, propiciando chuvas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

A cidade de São Paulo também experimentará precipitações, embora em menor intensidade. As temperaturas na região Sudeste deverão girar em torno de 30°C, com exceção do norte de Minas Gerais, onde o calor pode atingir até 38°C.

Estados que devem enfrentar 'perigo potencial' — Foto: Reprodução/Inmet 

Entre os dias 24 e 25, a formação de uma Zona de Baixa Pressão no litoral Sul deverá conduzir a uma frente fria na região. O sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul poderão esperar temperaturas mais baixas, em torno dos 20°C, acompanhadas de tempestades, queda de granizo e até 60 mm de chuva. Apesar das chuvas previstas para o Nordeste ao longo desta semana, a previsão é de um Natal marcado por condições quentes e secas. As temperaturas máximas podem atingir até 40°C na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES