Nordeste do Brasil enfrentará chuvas intensas a partir de terça-feira (19)

O Inmet afirmou ainda que a previsão é que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta.

Nordeste do Brasil enfrentará chuvas intensas a partir de terça-feira (19). | Imagem de wirestock no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma intensa onda de calor que abrange 15 estados do Brasil e o Distrito Federal, incluindo três estados do Nordeste, as altas temperaturas dão lugar a uma mudança climática.  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22), espera-se a chegada de chuvas em praticamente toda a Região Nordeste do país.

Conforme o Inmet, a circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí. 

Mapa de acumulado de chuva entre os dias 15 e 22 de dezembro de 2023, às 06:00 UTC (3h do horário local) pelo modelo Cosmo 7 km. Foto: Reprodução INMET

Além disso, o instituto destacou a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste. A partir de terça-feira (19), a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste. 

As chuvas irão afetar quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. O instituto afirmou ainda que a previsão é que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia.

ONDA DE CALOR

O termo "onda de calor" é empregado quando a temperatura se mantém cinco graus Celsius acima da média por um período entre três e cinco dias. Devido a essas temperaturas elevadas, que superam a média, em 15 estados e no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo", válido a partir das 12h da última quinta-feira (14) até as 19h do próximo domingo (17).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES