Inmet alerta para “grande perigo” em 11 estados atingidos por onda de calor

A onda de calor teve início na última segunda-feira (17) e deve atingir seu ponto máximo durante o fim de semana.

Inmet alerta "grande perigo" em 11 estados atingidos por ondas de calor | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, nesta sexta-feira (22), o alerta de “grande perigo” em vista do aumento na intensidade da onda de calor no Brasil. A temperatura de 11 estados e o Distrito Federal passam por temperaturas em cima da média e devem estender o aviso até a próxima terça-feira (26).

A onda de calor teve início na última segunda-feira (17) e deve atingir seu ponto máximo durante o fim de semana, com a expectativa de continuar afetando áreas do interior na semana seguinte. Em certas regiões, as temperaturas podem atingir até 43°C.

Inmet alerta "grande perigo" em 11 estados atingidos por ondas de calor (Foto: Reprodução/Inmet)Estados sob alerta de “grande perigo”:

  1. 1. Bahia
  2. 2. Distrito Federal
  3. 3. Maranhão
  4. 4. Minas Gerais
  5. 5. Paraná
  6. 6. Rio de Janeiro
  7. 7. São Paulo
  8. 8. Mato Grosso
  9. 9. Pará
  10. 10. Goiás
  11. 11. Mato Grosso do Sul
  12. 12. Tocantins

O aviso permanecerá em vigor até as 18h de terça-feira, dia 26. De acordo com o Inmet, em termos gerais, um alerta vermelho é emitido quando se prevê a ocorrência de um evento meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".

Leia Mais

Os avisos do Inmet são emitidos em meio a uma onda de calor excepcional no Centro-Sul do país, que atingirá seu pico com possíveis recordes no fim de semana. O aumento das temperaturas está diretamente ligado a um El Niño muito mais intenso este ano e à crise climática em curso.

Previsão de onda de calor

Segundo os meteorologistas, no Rio Grande do Sul, as chuvas intensas devem continuar até o final de semana, e o ponto mais alto da onda de calor no Centro-Sul do país está programado para o mesmo período, abrangendo o período entre sexta-feira (22) e domingo (24).

Cuidados básicos

As altas temperaturas reduzem a umidade relativa do ar, o que pode resultar em complicações respiratórias, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. O órgão aconselha que as pessoas mantenham a hidratação, evitem atividades físicas, se protejam da exposição solar durante os horários mais quentes, utilizem cremes hidratantes para a pele e umidifiquem o ambiente.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES