Temperaturas no Piauí podem chegar a 40°C entre os dias 20 e 22 de setembro

Essa forte onda de calor pode provocar alguns sintomas que impactam a qualidade de vida.

Temperaturas no Piauí podem chegar a 40°C entre os dias 20 e 22 de setembro. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta quarta-feira (20), com possibilidade de se estender até o dia 22, as ondas de calor podem alterar as condições atmosféricas, temperatura e umidade, no Piauí, segundo boletim informativo. Além disso, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as temperaturas podem ultrapassar os 40°C. 

O boletim foi publicado na noite desta terça-feira (18), pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), por meio da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica e da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos. As ondas de calor correspondem a um período de dias em que são registradas temperaturas máximas superiores à média comum da época. 

De acordo com o Inmet, são esperadas temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC com umidade abaixo dos 15%, especialmente em municípios das mesorregiões Sudoeste e Sudeste piauiense. Além disso, outro ponto a ser destacado, é que, em condições extremas, a insolação se torna mais expressiva em decorrência do número reduzido de nuvens.

Essa forte onda de calor pode provocar alguns sintomas que impactam a qualidade de vida, como: problemas respiratórios e de pele, insolação, desidratação e aumento de problemas de pressão. Por isso, a semarh fez algumas recomendações que devem ser seguidas pela população para amenizar os sintomas

  • Hidratar-se através de consumo de líquidos;
  • Evitar locais com aglomerações e baixa circulação de ar;
  • Evitar expor-se ao sol entre 11h e 18h;
  • Utilizar-se de “sombrinhas”, protetor solar;
  • Procurar locais florestados para prática de esportes ao ar livre após os horários críticos;
  • Umidificar ambientes com umidificadores, toalhas molhadas, baldes com água;
  • Crianças de 0 a 5 anos, pessoas com comorbidades e idosos devem redobrar os cuidados quanto às recomendações;

As temperaturas elevadas são comuns no período de Setembro, Outubro e Novembro (SON), tal como os baixos índices de umidade relativa do ar (%). No entanto, em 2022 tem sido observado que os sistemas atmosféricos estão apresentando comportamentos extremos, e isto é atribuído ao fenômeno do El Niño, que está refletindo-se na acentuação das condições atmosféricas de seca no Norte e Nordeste brasileiro e condições chuvosas extremas no Sul do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES