Inmet emite alerta de chuvas fortes em quase todo o país; SC terá ciclone

Atualmente, o Brasil está experimentando alterações climáticas decorrentes da passagem de uma frente fria

Fortes chuvas por todo Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Inmet- Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alertas de riscos para chuvas fortes nesta quarta-feira (22) em grande parte dos estados brasileiros. Ainda conforme o instituto, é esperado a formação de um ciclone extratropical durante a noite de hoje em Santa Catarina. 

Atualmente, o Brasil está experimentando alterações climáticas decorrentes da passagem de uma frente fria. Um total de 15 capitais brasileiras estão previstas para receber chuvas de intensidade moderada a forte, veja a lista.

Porto Alegre

Leia Mais

Florianópolis

Curitiba

São Paulo

Goiânia

Brasília

Campo Grande

Cuiabá

Palmas

Manaus

Porto Velho

Rio Branco

Manaus

Boa Vista

Teresina

A Região Sul permanece em alerta de "perigo" para tempestades, com previsão, segundo o Inmet, de chuvas variando de 30 a 60 mm/h, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Existe o risco de cortes de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Em decorrência da passagem de uma frente fria ao longo do litoral do Rio Grande do Sul, que segue afastando-se em direção ao alto mar, o estado permanece em alerta máximo para tempestades ao longo desta quarta-feira. O temporal que afetou a região resultou em pelo menos oito mortes, sendo cinco no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina.

As previsões indicam que Paraná e Santa Catarina terão alternância entre períodos de sol e chuvas com raios, principalmente durante a tarde e à noite. Além disso, há a expectativa da formação de um novo ciclone na costa catarinense.

Na Região Sudeste, o dia será marcado por chuvas e períodos de sol. O ar úmido e quente persiste, levando ao aumento de nuvens carregadas na maior parte dos estados da região. O sol deve predominar na Grande Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no centro-norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em São Paulo e em algumas regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, espera-se alternância entre momentos de sol ao longo do dia e pancadas de chuva com raios.

No Centro-Oeste, o sol se destacará durante o dia, mas a nebulosidade e chuvas estão previstas para tarde e noite. Chuvas moderadas a fortes são esperadas, especialmente no Distrito Federal e em Goiás, exceto no sul do estado, onde as chuvas podem ocorrer a qualquer momento e tendem a ser intensas.

Na Região Nordeste, a maior parte terá sol e tempo seco, enquanto em outras áreas ocorrerão chuvas. Teresina, capital do Piauí, pode enfrentar chuvas moderadas ou fortes durante o dia. No Norte, há risco de precipitações em todos os estados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES