Forte chuva deixa rastro de destruição no RS; duas pessoas morreram

A tempestade provocou uma série de desastres, incluindo desabamentos, deslizamentos de terra, interdições de estradas e cortes de energia elétrica

Os moradores pedem ajuda | Cris Vargas/Prefeitura de Taquara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde sexta-feira (17), as fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul provocaram uma série de desastres, incluindo desabamentos, deslizamentos de terra, interdições de estradas e cortes de energia elétrica em cerca de 45 cidades do estado. A situação é mais crítica nas regiões da Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Taquari, que já enfrentaram os impactos de um ciclone extratropical em setembro, resultando em mais de 50 mortes.

O governador Eduardo Leite (PSDB) emitiu um alerta para os residentes do Vale do Taquari, pedindo que deixem suas casas diante do aumento do nível do Rio Taquari. O rio atingiu 25,04 metros em Lajeado, ultrapassando a cota de inundação e forçando a evacuação de pelo menos 30 famílias.

A cidade de Gramado, na Serra, também foi duramente atingida, com ruas alagadas e o desmoronamento de uma casa que resultou na morte de duas mulheres, Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e Lidowina Lehnen, de 86 anos. Outras duas pessoas que residiam no local foram resgatadas com ferimentos leves.

A situação se agrava com o desaparecimento de um motorista em um alagamento na RS-437, na Serra, próximo a Antônio Prado. As equipes de resgate, incluindo mergulhadores de Porto Alegre, estão em busca do desaparecido, enquanto as autoridades alertam para evitar a circulação em rodovias alagadas.

Milhares de moradores ficaram sem energia elétrica, sendo que 100 mil clientes da concessionária RGE e 59 mil da CEEE Equatorial foram afetados. Além disso, 31 estradas estaduais estão bloqueadas, com 19 delas totalmente interditadas, somando-se a oito rodovias federais com restrições.

As cidades de Caxias do Sul e Igrejinha declararam situação de emergência devido aos estragos causados pelas chuvas, incluindo deslizamento de terra na BR-470, entre Garibaldi e Bento Gonçalves, que resultou no bloqueio total da via. O cenário é desafiador, e equipes de resgate e assistência estão mobilizadas para lidar com as emergências em diversas localidades do estado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES