Inmet prevê chuvas em todo o país no mês de agosto; veja dados!

Na Região Sul, o volume fica próximo ou acima da média no leste do estado e abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná

Inmet prevê chuvas em todo o país no mês de agosto; veja dados! | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conforme as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de agosto apresentará precipitação de chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média histórica nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. Na Região Sul, espera-se que o volume de chuva esteja próximo ou acima da média no leste do estado, enquanto nas regiões noroeste e oeste do Paraná, prevê-se um volume abaixo da média histórica. 

Conforme as informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperado um volume de chuva inferior a 100 milímetros (mm) no noroeste da região Norte do país, assim como na costa leste do Nordeste. Em contrapartida, em algumas áreas do Pará e Amapá, a precipitação pode apresentar-se ligeiramente acima da média, podendo ultrapassar 60 mm. 

Na região oeste da Região Nordeste, é característico um tempo seco nesta época do ano, portanto, a previsão indica um volume de chuva inferior a 20 mm, podendo até mesmo não ocorrer precipitações em algumas localidades. Durante esse período, é comum observar uma redução das chuvas na região central do país, além de uma diminuição da umidade relativa do ar e um aumento nas temperaturas máximas. Não estão descartadas chuvas localizadas no litoral da Região Sudeste, em função da passagem de frentes frias pelo oceano, o que, segundo o Inmet, pode provocar instabilidades. 

TEMPERATURA

Segundo o Inmet, as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do país durante o mês de agosto, principalmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar os 28ºC. As temperaturas devem ficar entre 20°C e 25ºC em parte da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná. Massas de ar frio podem resultar em temperaturas abaixo de 10ºC em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

AGRICULTURA

O Inmet destaca possíveis impactos do clima na safra de grãos 2022/23. “Em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva manterá baixos níveis de água no solo e poderá favorecer as fases de maturação e colheita dos cultivos de segunda safra”, informou o instituto. A expectativa é persista a restrição hídrica aos cultivos em fases reprodutivas, principalmente em áreas do oeste da Bahia.

Em áreas da chamada Sealba (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia), a chuva poderá ajudar a manter a umidade no solo, favorecendo as lavouras de terceira safra, como o feijão e o milho. O instituto ressalta que em áreas do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a umidade no solo será “suficiente para atender a demanda hídrica dos cultivos de segunda safra e de inverno”. 

Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados, beneficiando o desenvolvimento reprodutivo do milho segunda safra, bem como cultivos de inverno “principalmente, em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.” 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES