Inscrições para concurso da Guarda Municipal é prorrogado

A prorrogação é devido a greve dos bancários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atendendo às solicitações de interessados em participar do concurso público para a Guarda Municipal, a Prefeitura de Teresina e a Coordenação Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram prorrogar o prazo de pagamento da taxa de inscrição para o certame. A prorrogação deve-se, sobretudo, à greve dos bancários, deflagrada na última semana. Com isso, o prazo para pagamento da taxa prossegue até o dia 21 de outubro.

O objetivo é permitir às pessoas que fizeram a inscrição, mas não efetuaram o pagamento, tenham uma oportunidade de concluir o processo. “Tivemos muitas solicitações de gente interessada em participar do concurso que fez a inscrição, mas não conseguiu pagar o boleto por conta da greve dos bancos. Então, decidimos prorrogar o prazo de pagamento para que as pessoas não tenham prejuízos”, explicou Segundo Samuel Silveira, coordenador do Grupo de Trabalho para a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

A orientação é que as pessoas se dirijam às casas lotéricas ou efetuem o pagamento por meio de caixas eletrônicos. “É importante ressaltar que a prorrogação do prazo é apenas para quem fez a inscrição no prazo, mas não conseguiu pagar os boletos”, frisa Silveira, lembrando que as inscrições eram feitas exclusivamente pelo site da Universidade Federal do Piauí, instituição que realizará o certame.  A taxa de inscrição é de R$ 70.

O Concurso da Guarda Municipal é um dos mais aguardados pelos teresinenses. O processo selecionará os 150 primeiros colocados para o curso de aperfeiçoamento. Desses, 50 serão contratados em caráter imediato. O salário é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas. O concurso será realizado em cinco etapas. A primeira, que é a prova escrita, está marcada para o dia 08/11.

Samuel Silveira destaca que a função da Guarda Municipal não é a de policiamento ostensivo voltado para a segurança pública, mas sim de segurança patrimonial, além de apoiar a Defesa Civil e trabalhar nas ações de combate às drogas. A Guarda Municipal deverá ter o caráter dinâmico, zonal, armada e estar presente nos espaços públicos.

Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo, possuir carteira de habilitação AB, estar em pleno gozo de direitos políticos e quite com as obrigações eleitorais e militares. As provas acontecerão no dia 08 de novembro, iniciando às 8 horas e indo até as 12 horas, contendo 50 questões que totalizarão 100 pontos. Serão exigidos conhecimentos de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, além de conhecimentos específicos sobre a Guarda.

O concurso é composto de cinco etapas: prova escrita, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, investigação de conduta social, além do curso de formação. Todas as etapas têm caráter classificatório e eliminatório. A avaliação da aptidão física será realizada no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, no período de 30 de novembro à 05 de dezembro. A avaliação psicológica será realizada no dia 20 de dezembro.

Já a entrega da documentação para a investigação de conduta social será realizada no período de 25 e 26 de janeiro, com divulgação do resultado prevista para o dia 11 de fevereiro. Os classificados serão conhecidos no dia 22 de fevereiro e depois serão convocados para participar do curso de formação que acontecerá do dia 29 de fevereiro á 22 de abril. Os classificados no curso de formação serão conhecidos no dia 26 de abril e a Prefeitura deverá homologar o resultado no dia 10 de maio. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES