INSS pode incluir auxílio-acidente em pente-fino e revisão à distância

A medida permite que se solicite auxílio-doença enviando apenas o atestado médico por meio do aplicativo Meu INSS

Auxilio-acidente pass ater nova forma de revisão | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novidades. A partir da sanção da Lei 14.441 na última segunda-feira, agora além das mudanças na concessão de benefícios por incapacidade, está sendo possivel auxílios entrarem em revisões à distância. Conforme a legislação, o INSS poderá ampliar o pente-fino nos benefícios por incapacidade, com a inclusão do auxílio-acidente na lista. Dess forma podem ser revisados e cortados pelo órgão remotamente. 

Segundo a nova lei, o INSS poderá atuar de forma remota ou por análise documental. Em casos como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria por incapacidade permanente e pensão concedida a segurado considerado inválido.

Revisão poderá ser feita de forma remota- reproduçãoResistência

Vale destacar que as regras desse tipo de revisão devem ser editadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que deverá indicar em que situação haverá pente-fino à distância. 

Mas, a medida tem achado resistência da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), que já se posicionou contra a possibilidade de análise remota de auxílio-doença.

Auxílio-doença

— Iremos nos declarar impedidos eticamente de fazer julgamento de incapacidade laborativa a distância — informou Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP.

A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União (DOU), torna permanente a possibilidade de concessão do auxílio-doença sem perícia presencial, apenas com o envio do atestado médico, e amplia as atividades automáticas do instituto, com o recurso automático contra corte do benefício e corte a distância de benefício por incapacidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES