Agências da ONU e grupos de ajuda pedem cessar-fogo em rara declaração conjunta

Mais de 9.700 pessoas foram mortas em ataques aéreos israelenses em Gaza desde o início do conflito

Agências da ONU e grupos de ajuda pedem cessar-fogo em rara declaração conjunta | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezoito líderes de agências das Nações Unidas e importantes organizações de assistência divulgaram uma incomum declaração conjunta no último domingo, instando a uma "pausa humanitária imediata" em Israel e nos territórios palestinos. 

Já se passaram 30 dias. Já é suficiente. Isto deve parar agora, afirma a declaração, assinada pelos chefes da Organização Mundial da Saúde, Unicef, CARE International, Save the Children, Programa Alimentar Mundial e Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), entre outros. 

Os signatários classificaram o ataque do Hamas em Israel em 7 de outubro, que resultou na morte de mais de 1.400 pessoas e no deslocamento de dezenas de milhares, como "atroz". Eles também condenaram veementemente o assassinato de civis na Faixa de Gaza como um "ultraje". 

Desde o início do conflito, de acordo com autoridades de saúde palestinas em Ramallah, que basearam seus números em informações médicas da área controlada pelo Hamas, mais de 9.700 pessoas perderam a vida em decorrência dos ataques aéreos israelenses em Gaza. 

“Toda uma população está sitiada e sob ataque, sem acesso aos bens essenciais para a sobrevivência, bombardeada nas suas casas, abrigos, hospitais e locais de culto. Isso é inaceitável”, disse o comunicado. 

Os autores também destacaram o preço que o conflito teve sobre os trabalhadores humanitários. “Dezenas de trabalhadores humanitários foram mortos desde 7 de outubro, incluindo 88 colegas da UNRWA – o maior número de vítimas mortais das Nações Unidas alguma vez registado num único conflito”, refere o comunicado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES