Arsenal de mísseis do Irã, usado contra Israel, tem o sul da Europa na mira

O programa de mísseis iraniano inclui uma variedade de projéteis, desde os Fateh-110 para ofensivas de curto alcance até o Kheibar Shekan

Alerta máximo | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite do último sábado (13), o Irã executou um ataque sem precedentes contra Israel, lançando cerca de 330 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro. Apesar das Forças Armadas israelenses afirmarem que a maioria dos equipamentos foi interceptada e os danos mínimos, os ataques foram uma demonstração da capacidade militar iraniana e do alcance de seu arsenal, que evoluiu nos últimos 15 anos.

ARSENAL BÉLICO: Estimativas de inteligência dos EUA indicam que o Irã possui mais de 3 mil mísseis balísticos, incluindo o míssil Kheibar Shekan, capaz de atingir alvos a 1.450 km, semelhante à distância até Tel Aviv. A preocupação com este míssil aumentou em janeiro, quando foi usado para atingir alvos na Síria.

PRIORIDADE ARMAMENTISTA: O desenvolvimento de um arsenal de mísseis modernos tornou-se prioridade para o Irã, que destinou 41% do orçamento militar do ano passado para esse programa. Enquanto isso, equipamentos como tanques e aeronaves de combate estão defasados, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.

ALCANCE DOS MÍSSEIS: Com projéteis cada vez mais tecnológicos, como o míssil Sejjil, com alcance de 2 mil km, o Irã ameaça países como Israel, Arábia Saudita e o sul da Europa. O programa de mísseis iraniano inclui uma variedade de projéteis, desde os Fateh-110 para ofensivas de curto alcance até o Kheibar Shekan, capaz de atingir alvos a 1,3 mil km, demonstrando um desenvolvimento contínuo e uma crescente sofisticação militar.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES