Bebês, idosos e famílias inteiras: saiba quem são os reféns do Hamas

Levantamento conseguiu identificar 210 das quase 240 pessoas sequestradas

Bebês, idosos e famílias inteiras: saiba quem são os reféns do Hamas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, o Hamas anunciou a libertação de pelo menos 50 reféns, incluindo mulheres e crianças israelenses e estrangeiras, em um acordo com Israel. A libertação ocorrerá por etapas, em troca de uma trégua de quatro dias e da libertação de prisioneiros palestinos. A identidade de 210 dos quase 240 sequestrados em 7 de outubro foi confirmada pela AFP com base em entrevistas e relatos da mídia israelense. 

Três americanos, incluindo Abigail Mor Idan, de três anos, estão entre os primeiros a serem libertados a partir de quinta-feira. O Hamas já libertou quatro reféns, enquanto uma soldado foi resgatada pelas forças israelenses. Duas pessoas foram encontradas mortas em Gaza: a soldado Noa Marciano, de 19 anos, e Yehudit Weiss, uma ex-enfermeira de 65 anos. 

CERCA DE 35 CRIANÇAS

Pelo menos 35 dos sequestrados são crianças, sendo que 18 tinham 10 anos ou menos na época do ataque do Hamas. Entre os reféns está Kfir Bibas, um menino de nove meses quando foi sequestrado junto com sua família no kibutz Nir Oz, perto da fronteira com Gaza.

OCTOGENÁRIOS E FAMÍLIAS INTEIRAS

Um total de 68 mulheres estão entre os sequestrados, incluindo Yaffa Adar, de 85 anos, que foi capturada em imagens sendo conduzida fora do kibutz de Nir Oz em um carrinho de golfe. Notavelmente, oito reféns têm mais de 80 anos, sendo que nove membros de uma mesma família foram sequestrados no kibutz Nir Oz. Este kibutz, com quase 400 residentes, registra o maior número de sequestrados em uma única comunidade, com pelo menos 71 de seus habitantes sendo alvos do sequestro.  

VÁRIAS NACIONALIDADES

Os reféns abrangem cidadãos de 26 países, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores de Israel, com muitos deles possuindo dupla nacionalidade. Entre os sequestrados, há 26 tailandeses, 21 argentinos, 18 alemães, 10 americanos, sete franceses e sete russos, de acordo com dados fornecidos por seus respectivos governos. 

PROVAS DE VIDA

O Hamas divulgou dois vídeos como prova de vida, um apresentando Aloni e duas outras mulheres, e outro mostrando Mia Shem, uma franco-israelense de 21 anos, implorando por ajuda. Em 9 de novembro, a Jihad Islâmica também divulgou um vídeo alegando mostrar outros dois reféns: Hannah Katzir, uma mulher de 70 anos, e Yagil Yaakov, de 13 anos.

Segundo a mídia israelense, entre 15 e 30 pessoas, em sua maioria estrangeiros, permanecem desaparecidas. Acredita-se que tenham sido sequestradas ou assassinadas em 7 de outubro, mas suas identidades ainda não foram confirmadas.

(Com informações do O Globo e Agências Internacionais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES