Biden reage à eleição em Taiwan e diz que não apoiará a independência

Para a China, Taiwan é considerada uma província rebelde sob sua jurisdição, enquanto o governo taiwanês defende a autonomia da ilha com base em uma Constituição própria.

Joe Biden é o presidente dos Estados Unidos | Reprodução/Facebook Joe Biden
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (13), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou que os EUA não respaldam a independência de Taiwan, após os taiwaneses renovarem o mandato do partido no poder, que se opõe à unificação com a China.

"Não apoiamos a independência", afirmou Biden em resposta às eleições do sábado, conforme relato da agência internacional de notícias Reuters.

Leia Mais

O governo chinês, por sua vez, declarou que a vitória do candidato do Partido Democrático Progressista de Taiwan, Lai Ching-te, na eleição presidencial da ilha, não alterará a dinâmica fundamental das relações sino-taiwanesas. Para a China, Taiwan é considerada uma província rebelde sob sua jurisdição, enquanto o governo taiwanês defende a autonomia da ilha com base em uma Constituição própria, sendo historicamente tratada como governo chinês no exílio.

O Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês afirmou que os resultados eleitorais indicam que o Partido Democrático Progressista não reflete a opinião majoritária na ilha.

O candidato do principal partido de oposição, Kuomintang (KMT), Hou Yu-ih, admitiu a derrota. Embora o KMT não seja considerado aliado da China, é favorecido pelo governo chinês devido à sua visão de que Taiwan e a China são uma única entidade.

Lai Ching-te, o atual vice-presidente, emergiu vitorioso em uma eleição que a China descreveu como uma escolha entre a guerra e a paz. Em seu pronunciamento após a vitória, Lai expressou determinação em "proteger Taiwan das ameaças e intimidação da China", destacando a resistência bem-sucedida do povo taiwanês contra influências externas nas eleições. Ele enfatizou o diálogo em vez do confronto, mostrando disposição para negociar com a China com base na dignidade e paridade.

Ao longo do período pré-eleitoral, a China rotulou repetidamente Lai como um separatista perigoso e rejeitou seus apelos ao diálogo, segundo informações da Reuters.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES