Brasileiro autorizado a deixar Gaza diz esperar sair 'amanhã ou depois'

Do lado egípcio, uma equipe de diplomatas aguarda que a passagem do grupo. Eles serão imediatamente embarcados em um avião

Brasileiro autorizado a deixar Gaza diz esperar sair 'amanhã ou depois' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hasan Rabee, cidadão brasileiro, expressou otimismo, afirmando sua convicção de que conseguirá atravessar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, mesmo que ela esteja atualmente fechada, "amanhã ou depois". Ele também expressou gratidão ao governo pelos esforços em facilitar a saída de brasileiros da região. Rabee e seu grupo aguardam há mais de 30 dias a oportunidade de deixar Gaza.

"Gente, não deu para a gente sair hoje, mas tenho fé que amanhã ou depois de amanhã talvez possamos sair. Grande vitória hoje. Agradeço ao governo brasileiro pelo trabalho e ao presidente Lula pelo trabalho dele e de seus ministros e embaixadores. É uma grande vitória chegarmos até aqui hoje", disse Hasan Rabee, no Instagram.

O grupo, composto por 34 brasileiros, incluindo Rabee, recebeu a autorização para deixar Gaza. No entanto, a fronteira com o Egito foi novamente fechada devido a um novo impasse relacionado à passagem de ambulâncias. Israel está buscando garantias de que essas ambulâncias não estão transportando membros do Hamas.

Embaixador acredita que grupo poderá cruzar a fronteira amanhã (11). Segundo Alessandro Candeas, embaixador do Brasil no território palestino da Cisjordânia, apenas cinco pessoas saíram de Gaza nesta sexta-feira (10), enquanto "dezenas ficaram retidas no norte". "Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos em poucos minutos todos para lá", afirmou.

Chanceler disse não ser possível dizer quando os brasileiros deixarão a região. "A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando. (...) Há um entendimento entre as partes que primeiro passam ambulâncias com feridos, só depois passam os nacionais. Foi o que aconteceu ontem e hoje", explicou Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.

Do lado egípcio, uma equipe de diplomatas aguarda que a passagem do grupo. Eles serão imediatamente embarcados em um avião da Presidência que está há semanas no Egito esperando para transportar os brasileiros de volta ao país.

(Com informações da FolhaPress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES