Brasileiro diz que cidade perto da fronteira com Egito está lotada; “colapso”

De acordo com o relato, os bombardeios continuam sem cessar nas últimas horas

De acordo com o brasileiro, o local não possui estruturas para receber muitas pessoas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste domingo (15), o brasileiro Hasan Rabee informou que a cidade de Khan Younes está inundada de civis que buscam fugir do sul de Gaza pela fronteira com o Egito. Ele observou que a região não possui infraestrutura adequada para acomodar as milhares de pessoas que estão se dirigindo para lá.

"Nunca vi isso. Infelizmente estamos vivendo um colapso. As pessoas estão saindo do norte de Gaza e vindo para Khan Younes, e não sei como será daqui pra frente", relatou para a GloboNews.

Hasan relata que os bombardeios continuaram sem cessar nas últimas horas.

Leia Mais

"Estamos desesperados. Eu preciso voltar. Vamos voltar. A gente vai morrer aqui se não voltarmos. Minhas filhas e esposa só conseguem dormir com calmantes. A gente não está bem", afirmou.

Na manhã deste domingo, Hasan saiu de casa para carregar o celular e comprar água e comida, mas não conseguiu encontrar pão. Enquanto estava na rua, ele capturou os momentos seguintes à explosão de uma bomba e a dificuldade no atendimento e resgate das vítimas. Desde o início da semana, Hasan está na casa de sua irmã em Khan Younes, junto com suas duas filhas pequenas e sua esposa. 

No total, 45 pessoas estão vivendo na mesma casa, mas apenas sete delas têm planos de retornar ao Brasil: cinco brasileiros e dois residentes no Brasil.

Hasan permanecerá em Khan Younes até que a fronteira com o Egito seja aberta. Somente após esse acontecimento, ele seguirá para a passagem de Rafah para se encontrar com outros brasileiros que já estão na fronteira. Ele vive em São Paulo com sua família e estava em Gaza havia dez dias para visitar parentes quando os ataques do Exército de Israel começaram.

Nos últimos dias, ele tem compartilhado sua angústia ao tentar deixar a região.

"Estamos morrendo. Minhas filhas só choram e a gente está mentindo [pra ela], falando que as bombas são barulho de festas", contou à GloboNews .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES