Brasileiros refugiados devem deixar Gaza até o próximo sábado (11)

Autoridades de Gaza, controlada pelo Hamas, também confirmaram que eles receberão permissão para sair.

Avião da FAB trará brasileiros da fronteira de Gaza com o Egito | FAB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza devem retornar ao Brasil ainda neste fim de semana. Israel comunicou ao governo brasileiro que o grupo está na lista de estrangeiros que podem deixar o país nesta sexta-feira (10) e sábado (11). Autoridades de Gaza, controlada pelo Hamas, também confirmaram que eles receberão permissão para sair.

Na quarta-feira, 8 de novembro, a passagem de Rafah, a única saída viável e fronteira com o Egito, localizada na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi temporariamente fechada por razões de segurança. Após o fechamento, diplomatas brasileiros reforçaram o diálogo com autoridades envolvidas na negociação, que mobilizou até mesmo o presidente Lula (PT), para garantir o retorno dos brasileiros.

Segundo o Itamaraty, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira conversou, pela quarta vez, com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, sobre o assunto. Nesta quinta (9), o diplomata israelense confirmou, com o Egito e Hamas, que os brasileiros sairão do território palestino e o governo brasileiro recebeu autorização do Egito para realizar um pouso em Al Arish, uma cidade egípcia localizada a 53 km da Faixa de Gaza. A intenção é resgatar o grupo de brasileiros que aguarda permissão para deixar Gaza. Esses estrangeiros civis, em função do conflito entre Israel e o Hamas, estão concentrados ao sul da Faixa, na passagem de Rafah.

O Itamaraty já se prepara para a possibilidade de o presidente Lula receber os brasileiros que estavam em Gaza no aeroporto. Eles serão os últimos a conseguir sair da região em guerra.

O grupo será recebido no Egito por diplomatas do Brasil e retornam no avião da Força Aérea Brasileira, que estava estacionado no Cairo (Egito) há três semanas. No atual planejamento do governo brasileiro, o grupo, depois de embarcar em Al Arish, no sábado, chegará ao Brasil no domingo (12).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES