Chanceler turco diz no G20 que posicionamento de Lula sobre Gaza é 'admirável'

O governo turco tem sido crítico em relação a Israel ao longo do conflito no Oriente Médio, defendendo que o país seja processado por genocídio

Hakan Fidan e Lula | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, elogiou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao conflito em Gaza durante a reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro. Fidan, participando da cúpula, descreveu a posição de Lula como "admirável" após a comparação feita pelo presidente das ações militares de Israel em Gaza com o Holocausto.

O governo turco tem sido crítico em relação a Israel ao longo do conflito no Oriente Médio, defendendo que o país seja processado por genocídio na Corte Internacional de Justiça. A Turquia, ao contrário de alguns aliados ocidentais e Estados do Golfo, não considera o Hamas uma organização terrorista.

Na reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20, Fidan enfatizou a necessidade de interromper a "selvageria" em Gaza e discutir medidas concretas para um cessar-fogo urgente, juntamente com o aumento da ajuda humanitária para a região. A posição turca está alinhada com o apelo do Brasil por reformas no Conselho de Segurança das Nações Unidas para garantir maior inclusividade e representação no cenário global.

As tensões diplomáticas entre Brasil e Israel, desencadeadas pelos comentários do presidente Lula, continuam a se intensificar. Israel declarou Lula persona non grata e convocou o embaixador brasileiro para uma reprimenda. O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, organizou uma reunião confrontacional no Museu do Holocausto Yad Vashem. Em resposta, o Brasil chamou seu embaixador de volta de Tel Aviv, intensificando ainda mais o impasse diplomático.

O intercâmbio de palavras duras entre os oficiais brasileiros e israelenses continua, com Katz exigindo um pedido de desculpas de Lula por seus comentários "promíscuos" e "delirantes", enquanto o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, rotulou os comentários de Katz como "inaceitáveis", "mentirosos" e "vergonhosos para a história diplomática de Israel". A situação permanece tensa, e a resolução da crise diplomática permanece incerta.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES