Estado Islâmico reivindica atentado que matou oito pessoas em NY

Saipov planejava seu ataque há um ano, aponta investigação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo atentado de terça-feira (31) em Nova York, quando o imigrante uzbeque Sayfullo Saipov, 29, invadiu uma ciclovia com uma caminhonete e matou oito pessoas.

"Um dos soldados do Estado Islâmico atacou um número de cruzados em uma rua da cidade de Nova York", afirma a revista Al-Naba, publicação online vinculada aos jihadistas, segundo o site Intelligence Group.

"Pela graça de Alá, a operação infundiu medo na cruzada América, incitando-os a aumentar as medidas de segurança e a intensificar ações contra imigrantes", diz outro trecho do texto.

No entanto, o grupo não forneceu evidências para fundamentar sua alegação.

Residente legal dos EUA há sete anos, Saipov planejava seu ataque há um ano, de acordo com investigadores.

A polícia afirmou que o criminoso parece ter seguido de modo estrito as "instruções" que o EI disponibiliza aos seus seguidores nas redes sociais.

No veículo utilizado para o atentado foram encontradas três facas, além de celulares com milhares de imagens de propaganda do Estado Islâmico e quase 90 vídeos de prisioneiros sendo mortos por combatentes do grupo.

Indiciado por terrorismo, Saipov teria confessado a execução do ataque em nome do EI e dito estar "satisfeito" com o resultado de seu ato, segundo a acusação. No hospital em que ele estava internado, após ser baleado por um policial, chegou a solicitar uma bandeira dos extremistas em seu quarto.

Nesta sexta-feira (3), o presidente americano Donald Trump afirmou em seu Twitter que o Estado Islâmico "pagará um preço alto por cada ataque" contra os EUA.

O ATENTADO

Saipov alugou uma caminhonete em Nova Jersey e invadiu uma ciclovia em Manhattan. Nela, ele dirigiu em alta velocidade por mais de um quilômetro, atropelando oito pessoas no caminho e deixando um rastro de bicicletas esmagadas até bater na lateral de um ônibus escolar.

Ele planejava ainda seguir até a ponte do Brooklyn, mas foi detido antes da hora. Seis de suas vítimas morreram no local do crime, a ciclovia ao longo da rua West, que margeia o rio Hudson, e duas perderam a vida no hospital -são cinco argentinos, uma belga e dois americanos.

Entre os 20 feridos, uma mulher teve as pernas amputadas e quatro continuam em estado grave. Três deles tiveram alta, e os que permanecem internados sofreram lesões na coluna e no pescoço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES